O que é Brumação?

Perguntado por: talencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

A hibernação de animais de sangue frio (peixes, répteis e anfíbios) é chamada de brumação. Ao contrário dos animais de sangue quente (que, antes de hibernarem, se empanturram de alimentos), eles não precisam se alimentar antes de brumar.

Entre os principais animais que hibernam estão os mamíferos, como esquilos, marmotas, morcegos, hamsters, ouriços e lêmures, mas não são todas as espécies desses grupos. Sabe-se também que esse estado de dormência não ocorre somente nos endotérmicos, mas também nos ectotérmicos, como em alguns quelônios e lagartos.

Exemplo de animais que entram em torpor:

  • Morcego.
  • Beija-flor.
  • Marmota.
  • Tâmia.
  • Dipnoicos.
  • Cão-guaxinim.

Os répteis são ectotérmicos, ou seja, necessitam de fontes externas para manter sua temperatura corporal. Isso quer dizer que eles precisam ficar expostos ao sol ou em algum lugar aquecido.

Muçurana Pseudoboa nigra
Pseudoboa nigra, popularmente conhecida como cobra-preta ou muçurana, é uma espécie de serpentes pertencentes a família Colubridae, constituída por serpentes consideradas como não peçonhentas.

Humanos hibernam? O ser humano não precisa hibernar por dois motivos: Evolução: nossos ancestrais são animais tropicais sem um histórico de hibernação, apenas migrando para áreas com temperaturas extremas nos últimos cem mil anos ou mais — quando já haviam passado por adaptações metabólicas.

Para se manter nutrido durante o processo de estivação, o animal utiliza-se de suas gorduras acumuladas em torno dos órgãos. Neste período de sono intenso o metabolismo do animal é reduzido, e ele excreta diminuta quantidade de uréia que se acumula no sangue e é eliminada quando o peixe volta à vida ativa.

O período de hibernação pode durar semanas e até mesmo meses. Durante esse processo, o animal pode despertar por um período curto de tempo para realizar algumas atividades, como urinar.

Aves como o beija-flor não dormem e nem hibernam, mas passam por um torpor diário. Durante o dia, sua temperatura corporal é de cerca de 40oC, batendo o coração num ritmo frenético (1.200 vezes por minuto). À noite, sua temperatura cai para 18oC e coração desacelera para cerca de 50 batidas por minuto.

A hibernação acontece no inverno, um período em que a temperatura é muito baixa e o alimento torna-se escasso. A realização desse processo nesse período é importante para proteger o animal do frio e também para evitar que ele sinta fome e tenha que competir com outros animais por comida.

Esse período não é apenas uma longa “soneca” de Inverno: na verdade, as espécies armazenam energia e ficam com a atividade cerebral estabilizada para despertarem em outra estação mais propícia, já que no Inverno há escassez de alimento.

Foi registrado ainda que a duração do torpor variou entre cinco e dez horas. Segundo os pesquisadores, quanto maior o tempo de torpor, menor a perda de massa corporal. As aves consumiram a gordura armazenada, com objetivo de se manterem aquecidos durante a noite e continuarem vivos.

O que é Torpor:
Descrito como uma alteração da consciência, o torpor é muitas vezes definido como uma letargia não acentuada e é diferente de coma, apesar de por vezes ser visto como um coma moderado. A consciência pode sofrer várias modificações que podem ir de sonolência, torpor e em casos extremos, morte cerebral.

Qual é a diferença entre hibernação e estivação? A principal diferença entre hibernação e estivação é que a estivação ocorre em habitats onde seja escassa a água e as temperaturas aumentam, enquanto que na hibernação acontece em ambientes onde as temperaturas caem de forma muito considerável, abaixo dos 0 ºC.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar: confira mais informações em nosso artigo sobre como plantar capim santo. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!

“É questão de sobrevivência para eles. Quando chove muito, que encharca, eles procuram um local mais seco”, explica Oriana. Neste sentido, a especialista recomenda a capina do imóvel, caso se localize próximo à zona ambiental, de pelo menos dois metros entre o terreno do imóvel e o exterior.

O sistema digestório não está adaptado a essa alimentação, além da dentição, língua e estrutura não permitirem a sucção. Isso torna improvável que exista uma cobra que mama leite. Inclusive a serpente citada na lenda é a Pseudoboa nigra, mais conhecida como muçurana ou cobra preta.

Thamnophis sirtalis infernalis

A indescritível cobra-liga vermelha da Califórnia é frequentemente descrita como uma das cobras mais bonitas do mundo.

Continuar lendo