O que é capacidade cognitiva e intelectual?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A cognição é uma função psicológica ligada ao aprendizado e desenvolvimento intelectual e emocional. Assim, termos como capacidade cognitiva ou desenvolvimento cognitivo indicam a habilidade de adquirir conhecimentos e desenvolver emoções, por meio do raciocínio, percepção, linguagem, memória, entre outros.

A cognição consiste na capacidade de processar informações com o intuito de perceber e compreender o mundo que nos rodeia, além de responder adequadamente aos estímulos recebidos. Nesse sentido, habilidades cognitivas têm a ver com conhecimento assimilado e compreendido pela criança.

O desenvolvimento cognitivo é o processo de ampliação da capacidade de um ser humano de processar informações, o que envolve a aquisição de recursos conceituais, habilidades perceptivas, aprimoramento da linguagem e demais aspectos relacionados ao amadurecimento do cérebro.

Análise da capacidade do indivíduo para o uso das funções intelectuais. Em geral, avalia-se a inteligência quanto à compreensão, análise-síntese, raciocínio, julgamento, atenção-concentração e memória utilizando-se de testes de inteligência e raciocínio, simples e complexos.

O significado do termo cognitivo
É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.

“São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

Novas experiências e desafios são formas interessantes de estimular o cérebro. Se desafiar em coisas novas, como praticar um esporte ou aprender algo totalmente inédito, podem aumentar a flexibilidade do cérebro. Além disso, a interação social também é muito importante na melhora do desempenho cognitivo.

Habilidade intelectual entendem-se como os processos mentais de organização e reorganizações de matérias com vistas ao alcance de proposito especifico, ou seja, os modos de operação e técnicas generalizadas para tratar com problemas. A habilidade intelectual é a base principal de valorização nas organizações de hoje.

Como melhorar o desempenho cognitivo?

  1. Dormir bem;
  2. Beber café;
  3. Praticar atividades físicas;
  4. Consumir fontes de ômega-3 na dieta;
  5. Viver novidades e encontrar novas formas de desafiar a si próprio.

ÁREA COGNITIVA:
Persiste na realização das tarefas ou desiste diante da primeira dificuldade. Necessita de explicações complementares para realização das atividades propostas com vistas a assimilação/compreensão dos conteúdos. Demonstra atitude positiva ou negativa em relação aos conteúdos acadêmicos.

Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

O desenvolvimento intelectual é subdividido conceitualmente em estágios, que representam determinadas características, tais como obedecer uma ordem sequencial necessária, verificando-se em cada um deles o aparecimento de estruturas de conjuntos que caracterizam as novas formas de comportamento que surgem.

Cognitivo: significado do termo
Também conhecida como capacidade cognitiva ou até mesmo desenvolvimento cognitivo, a cognição é um termo usado para se referir à capacidade de adquirir conhecimento e desenvolver emoções, tendo como base o raciocínio, linguagem e memória, dentre outros.

Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a DI é classificada em quatro níveis: retardo mental leve (Q.I. entre 50-69); retardo mental moderado (Q.I. entre 35-49); retardo mental grave (Q.I. entre 20-40);

Para que seja possível identificar este tipo de pessoa é preciso estar muito atento às atitudes que um ser intelectual tende a tomar. Uma das características mais visíveis em uma pessoa intelectual é a sua capacidade de questionar tudo e todo ao seu redor.