O que é CAPS II e qual a diferença entre eles?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Caps II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas; atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

É importante ressaltar que existem, ainda, outros dois tipos de CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

Os CAPS são serviços especializados de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.

Quem apresenta sofrimento psíquico intenso decorrente do uso de álcool e outras drogas e possui mais de 16 anos pode receber atendimento em um dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS III). Eles funcionam 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto- juvenil (CAPSi). Para sua implantação deve-se primeiro observar o critério populacional, cujos parâmetros são definidos da seguinte forma (Ref.:Portaria GM nº.

Nos moderados de depressão, a pessoa tem prejuízos importantes no funcionamento do dia a dia, e precisa de tratamento com profissionais da saúde mental; Nos quadros graves, existe alto risco de suicídio, sendo imprescindível o tratamento com equipe multidisciplinar.

Os Caps são serviços de saúde comunitários do Sistema Único de Saúde destinados a prestar acompanhamento, por equipe multidisciplinar, às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. E àquelas que necessitam de cuidado em função do uso e abuso de álcool e outras drogas.

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

Estes grupos são realizados por qualquer profissional da equipe, independente do núcleo de formação, o importante é o campo. Residentes, aprimorando, estamos todos no campo da saúde mental. Acolhimento é do ser- humano, não é do médico, do psicólogo, do enfermeiro e etc.

Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso.

A internação deve ser a última alternativa de tratamento e não deve ser superior a 30 dias, afirma a coordenadora de Saúde Mental do município. Atualmente, em Sorocaba, são oito Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo um Caps III e outro Álcool e Drogas (AD) III, ambos com funcionamento ininterrupto.

4.5) CAPS AD IV: CAPS AD IV: é o Ponto de Atenção Especializada que integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento 24 (vinte e quatro) horas por dia e em todos os ...

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

Frente esta complexidade, os CAPS são classificados em CAPS I, CAPS II e CAPS III (definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional), os quais cumprem a mesma função no atendimento à população.

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Define-se como atendimento intensivo aquele destinado aos pacientes que, em função de seu quadro clínico atual, necessitem acompanhamento diário; semi-intensivo é o tratamento destinado aos pacientes que necessitam de acompanhamento freqüente, fixado em seu projeto terapêutico, mas não precisam estar diariamente no ...

Atualmente, o Brasil conta com 2.836 CAPS habilitados, distribuídos entre 1.910 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, totalizando um investimento de incentivo de custeio anual superior a R$ 1,27 milhão para essa modalidade de serviço.

A Lei 10.216, de 2001 define três modalidades de internação psiquiátrica: a) internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário; b) internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; c) internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.

Participar da programação da assistência de Enfermagem; Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no Parágrafo único do Art. 11 dessa Lei; Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; Participar da equipe de saúde.