O que é carioteca e como ela é formada?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 6 votos

A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.

A importância da carioteca vai além da participação na divisão celular. Ela funciona como uma espécie de filtro entre o ambiente citoplasmático e o nuclear. Além disso, algumas proteínas filamentosas presentes na carioteca têm um papel importante em alguns processos.

Esses dobramentos teriam dado origem a "compartimentos" dentro do citoplasma, que teriam originado as várias estruturas citoplasmáticas delimitadas por membranas- as organelas membranosas, esses dobramentos também teriam originado a membrana nuclear, que recebe o nome de carioteca.

A carioteca (membrana nuclear ou envoltório nuclear) rompe-se em muitas pequenas vesículas e os microtúbulos formados no citoplasma invadem o núcleo. Alguns microtúbulos se ligam aos cinetócoros, estruturas protéicas associadas aos centrômeros dos cromossomos duplicados.

Cromatina - Fita dupla de DNA, responsável pelo armazenamento da informação genética; Proteínas histonas - Proteínas responsáveis pelo processo de compactação e descompactação do DNA. Importantes na regulação dos genes, tornando os genes mais ou menos acessíveis à ação da RNA-polimerase.

A célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).

O núcleo é envolto por um sistema de dupla membrana chamado de carioteca. Uma dessas membranas é mais externa e permanece em contato com o citoplasma e com o retículo endoplasmático. A carioteca, assim como a membrana plasmática, é formada por uma bicamada de fosfolipídios onde estão inseridas algumas proteínas.

Carioteca é o envoltório nuclear , a membrana que envolve e compartimentaliza o núcleo. Olá! A carioteca é considerada uma membrana própria do núcleo que tem como função a sua compartimentalização. Ela é dotada de diversos poros que permitem a passagem (saída e entrada) de materiais para o citoplasma e vice-versa.

Mas a diferença crucial é que a membrana plasmática envolve a célula por completa, delimitando o citoplasma do meio externo, enquanto a carioteca envolve apenas o núcleo delimitando o interior do núcleo e o citoplasma.

Nas células eucariontes, os ribossomos são formados no núcleo da célula. O RNAr é produzido no nucléolo e as proteínas, que fazem parte da estrutura do ribossomo, são produzidas no citoplasma. Essas proteínas entram no interior do núcleo, por meio de poros presentes na membrana nuclear, e associam-se aos RNAr.

O citoplasma é uma região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele é composto por um líquido viscoso e transparente chamado de citosol. O citosol possui uma consistência mais grudenta no contorno do citoplasma.

Teorias evolutivas atuais propõem que o surgimento das células eucarióticas se deu por um processo de diferenciação das próprias células procarióticas, que aumentaram seu tamanho e possivelmente dobraram suas membranas formando invaginações internas que posteriormente deram origem às organelas celulares.

Segundo a hipótese da evolução molecular as primeiras células teriam sido formadas nos mares primitivos a partir de aglomerados de moléculas orgânicas, que por sua vez teriam se originado das reações químicas — impulsionadas por descargas elétricas e radiação UV — entre as moléculas que compunham a atmosfera primitiva.

A primeira organela celular descrita foi o núcleo celular. Alguns autores creditam essa descrição ao pesquisador botânico Robert Brown, que visualizou o núcleo de células de orquídeas no ano de 1836.

As células procariontes são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético, e possuem apenas a membrana plasmática, com ausência da carioteca que divide o núcleo celular.