O que é catacrese e sinestesia?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original. Sinestesia é a associação de dois ou mais dos cinco sentidos humanos. Antonomásia ou perífrase é a substituição de uma expressão por outra que a qualifique.

Enquanto a metáfora acontece por meio da comparação entre conceitos, a catacrese só acontece porque não há outra possibilidade de transmissão da mensagem sem que ocorra o empréstimo de outro termo. A prosopopeia consiste em estabelecer características humanas a objetos ou animais.

Exemplo de Catacrese na Música
As expressões “os braços do mar” e “o pé da montanha” são exemplos de catacrese.

Sinestesia: é uma figura de palavras na qual utilizamos, em uma mesma expressão, diferentes sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido. leva-me os olhos por dentro de suas pétalas. Agora, analise mais alguns exemplos: Dirigiu-me um comentário duro e amargo.

O que é sinestesia? Sinestesia é uma figura de palavra ou semântica caracterizada pela combinação entre dois ou mais sentidos — audição, olfato, paladar, tato e visão.

A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato.

A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero. Ela pode ser identificada em declarações do cotidiano, em textos literários ou em propagandas. A hipérbole é uma figura de pensamento que se caracteriza pelo exagero proposital em uma declaração.

Resumo sobre as figuras de palavras
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

A catacrese representa o emprego impróprio de uma palavra por não existir outra mais específica. Exemplo: Embarcou há pouco no avião. (Embarcar é colocar-se a bordo de um barco, mas como não há um termo específico para o avião, embarcar é o utilizado.)

Na palavraguitarra”, é possível apontar dois dígrafos: “gu” e “rr”.

Cinestesia, portanto, seria uma sensação ou percepção de movimento. Cinestesia é diferente de Sinestesia, que significa a relação de planos sensoriais distintos como, por exemplo, olfato e visão.

A sinestesia pode ser dividida em dois grupos que de certa forma se sobrepõem: sinestesia projetiva, e sinestesia cognitiva ou categorizada.

O termo é um adjetivo relacionado com a cinestesia, que é um conjunto de sensações que nos permite perceber os nossos movimentos musculares. Fazendo uma analogia, podemos dizer que o cinestésico é o conjunto dos sentidos que nos possibilita ter uma noção mais prática das coisas.

A sinestesia é uma manifestação associada à interação entre esferas distintas dos sentidos convencionais. Ela pode se expressar no plano auditivo, olfativo, visual ou tátil, bem como no campo do paladar.

Noutros termos, a cinestesia é o sentido de orientação que permite que a pessoa possa definir a orientação óptica, gustativa, táctil, olfactiva e de coordenação (motora). Trata-se portanto de um conceito do foro da psicologia.

Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.

A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma. Para isso, usa-se um termo já existente, mas em outro contexto, tomando seu sentido original emprestado para fazer a analogia.