O que é cessação de?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Significa dar fim; deixar de existir; interrompido. Algumas pessoas também usam a expressão “cortado” com significado de cessado.

DCB, ou Data de Cessação do Benefício é uma sigla bastante utilizada pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, isso porque, ela significa a data (dia, mês e ano) que o benefício foi ou será cessado. Vale mencionar que os benefícios do INSS são divididos em dois tipos: nos temporários e permanentes.

Assim como as dívidas em geral, o empréstimo consignado não se extingue com a morte do titular do contrato. O valor das dívidas pode ser quitado pelo patrimônio deixado (espólio), pela herança deixada aos herdeiros ou ainda pelo seguro prestamista.

Quando um benefício é cessado quer dizer que para o INSS o benefício chegou ao fim. Assim, após a cessação o INSS deixa de pagar o benefício ao segurado. Isso é muito comum nos benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário maternidade e auxílio-reclusão.

Como funciona o período de graça após cessação do benefício? Após a cessação de benefício por incapacidade, a qualidade de segurado será mantida por até 12 meses. Ou seja, esse será o direito após a cessação do benefício de acordo com o Decreto n. 10.491/2020 e do o art.

Como descobrir a data de encerramento do benefício?

  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. Criar a senha do GovBr (caso seja o primeiro acesso) e logar em sua conta;
  3. Clicar na opção “Carta de Concessão”, na tela inicial.

A conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez só é realizada se em perícia médica o perito do INSS constatar que a incapacidade do segurado que era temporária tornou-se permanente.

Essa facilidade pode ser utilizada até duas vezes seguidas. Depois disso, o segurado precisará agendar uma nova perícia médica para renovar o benefício.

Quanto tempo demora até ele voltar ao normal? Depois de entender o que significa cessado, os beneficiados também querem saber quanto tempo demora para o benefício ser reativado, após fazer os procedimentos junto ao INSS. Esse prazo pode demorar de 1 mês até 2 anos, de acordo com o motivo da cessação do benefício.

O que é benefício concedido? Benefício concedido é o termo que aparece na carta de concessão do INSS e significa que o contribuinte teve o benefício aprovado. Ou seja, que já é possível receber os valores do benefício.

A Carta de Concessão do benefício é um documento emitido pelo INSS e é indispensável para fazer solicitações previdenciárias. Por isso, é muito importante para o segurado saber como funciona e como é possível consultar o documento.

Quando o segurado morre, imediatamente o pagamento do benefício é cessado, ou seja, deixa de ser pago. Na verdade, o cartório que registrou o óbito do segurado deve enviar os comprovantes do falecimento para o INSS e, uma vez tornando-se oficial a morte do beneficiário, a aposentadoria deixa de ser paga.

Como fica o empréstimo consignado em caso de falecimento? Com o falecimento do titular do contrato de empréstimo consignado, a dívida não é extinta. A responsabilidade por pagar, então, recai sobre o espólio, a herança ou o seguro prestamista.

Os principais motivos pelos quais o crédito consignado do benefício pode ser cancelado são os seguintes: CPF com irregularidades na Receita Federal. Para consertar, é preciso regularizar a pendência no órgão; Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Continuar lendo