O que é cianose labial?

Perguntado por: amodesto2 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue. Alguns dos defeitos ou doenças que podem ser a causa de uma criança ter cianose são: Asma.

Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.

Na cianose central, a coloração azulada é generalizada no corpo e nas mucosas visíveis, enquanto na periférica a descoloração azulada ocorre geralmente nas extremidades distais como mãos, pontas dos dedos, pés e, às vezes, pode envolver as região perioral e periorbital.

Já a cianose labial acontece quando os lábios ficam levemente azulados em situações de frio extremo ou com o uso de roupas apertadas. Já a cianose mista acontece quando a oxigenação que ocorre nos pulmões é prejudicada e o coração também não consegue promover o transporte suficiente de sangue oxigenado.

A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho. A cianose pode ser decorrente de vários tipos de doenças pulmonares ou cardíacas graves que reduzem os níveis de oxigênio no sangue.

O principal mecanismo da hipoxemia é pela falta de passagem de oxigênio dos pulmões para o sangue, devido a problemas nos alvéolos pulmonares. Isso ocorre em pneumonias bacterianas, em que há preenchimento do tecido pulmonar por pus, bem como em pneumonias por vírus.

Coloração azulada de uma determinada área (mais comum em extremidades) e que não se altera com elevação ou mudança de posição.

A mistura do sangue oxigenado (vermelho vivo) com o sangue não-oxigenado (mais azulado) dá origem ao termo popular “bebê de sangue azul”, que os médicos chamam de cianose. De acordo com Ivan Penna, o teste do coraçãozinho detecta a cianose ainda na maternidade.

Os pacientes anêmicos podem não exibir cianose até o nível de meta-hemoglobina subir bem acima de 10% porque a detecção de cianose é dependente do nível de meta-hemoglobina, e não da porcentagem.

Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando a quantidade de hemoglobina em um indivíduo cai abaixo dos valores que consideramos normais, temos o que chamamos de anemia.

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano. Existem diferentes tipos de edema, sendo que alguns podem ser mais graves, como o edema cerebral.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

A dormência dos lábios pode ser causada por congelamento, herpes labial, infecções, reações alérgicas ou baixo nível de açúcar no sangue ou baixo nível de cálcio. Pode parecer formigamento, formigamento, arrepio ou “alfinetes e agulhas”.

Lábios desbotados ou sem cor: Esse sintoma pode chamar a atenção para o risco de anemia e doenças sanguíneas, principalmente se a cor se aproximar do amarelado.

Lembrando que um índice de saturação considerado normal está geralmente acima de 95%. As exceções nesse caso são pessoas portadoras de deficiências respiratórias crônicas, como DPOC ou asma. Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim.

Vale lembrar que um índice de saturação esperado para a normalidade é, em média, acima de 95%. As exceções são pessoas com deficiências respiratórias crônicas como DPOC. Para elas, a saturação considerada normal tende a variar em torno de 90%.

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.