O que é Cid 150?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

CID I50 – Insuficiência cardíaca (doença cardiovascular)

A cardiopatia crônica é uma doença do coração responsável por uma série de sintomas que incapacitam a pessoa para o trabalho. Assim, é possível a concessão de benefícios por incapacidade do INSS, quais sejam: a aposentadoria por incapacidade permanente e o auxílio por incapacidade temporária.

São consideradas cardiopatias graves: cardiopatia isquêmica; cardiopatia hipertensiva; miocardiopatia; arritmia cardíaca; “cor pulmonale” crônico; cardiopatia congênita; e valvopatia. As cardiopatias graves estão no rol das doenças que dão direito à Aposentadoria por invalidez.

O CID-F06 dá direito à aposentadoria, desde que os sintomas dos transtornos associados impactem na impossibilidade permanente ou temporária de livre exercício do trabalho. Do mesmo modo, é necessário o reconhecimento do nexo causal entre desenvolvimento da doença e ambiente de trabalho.

Cardiopatia grave aguda: caracterizada por possuir uma evolução rápida, levando a uma diminuição brusca das funções do coração. Cardiopatia grave terminal: onde o coração não consegue desempenhar adequadamente suas funções, diminuindo a expectativa de vida da pessoa.

São consideradas cardiopatias graves:
Entre as doenças que limitam a capacidade física estão incluídas: insuficiência cardíaca; insuficiência coronariana; arritmias complexas; hipoxemia; manifestações de baixo débito cerebral, secundárias a uma cardiopatia.

Se o seu paciente portador de arritmias cardíacas faz uso não abusivo de café, 2 a 3 xícaras por dia, e não percebe piora dos sintomas de palpitações, não proíba o uso.

Se a arritmia for de baixo risco, a prática das atividades podem ser realizadas sem restrições. Pessoas com arritmia de riscos um pouco maior necessitam de recomendação médica para realizar as atividades mais leves, como caminhada com duração de 20 a 40 minutos que pode ser feita três ou quatro vezes por semana.

Mas, disse Gregory, para as pessoas que já têm histórico de arritmia, as descobertas indicam que devem evitar a ingestão excessiva de álcool, já que aparentemente ele pode interferir com as propriedades elétricas do coração.

A pessoa não pode praticar atividades competitivas, como vôlei, futebol e natação.

Qualquer que seja a doença coronária em questão, ela se torna grave quando o prognóstico de longo prazo não é favorável. Ou, então, quando a condição de saúde da pessoa afeta sua capacidade de exercer funções laborativas.

Cardiopatia é um termo genérico utilizado pelos médicos para designar doenças e condições médicas capazes de afetar o coração e o sistema vascular de pacientes em qualquer idade.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

O termo cardiopatia abrange todas as doenças que acometem o coração. Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes: Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento.

Pacientes de insuficiência cardíaca podem manter uma vida normal, como trabalhar, estudar e praticar atividades físicas.

Cardiopatias Cianóticas
A forma mais comum da doença é conhecida como tetralogia de Fallot. Muitos casos são leves e podem ser tratados com cirurgia e medicamentos. Problemas mais graves podem necessitar de um transplante de coração para evitar complicações fatais.

Se você sofre de insuficiência cardíaca, tem direito ao BPC-LOAS, um benefício que garante uma renda mensal vitalícia para as pessoas com deficiência ou idosos que comprovem não possuir meios de subsistência.

I21 - Infarto agudo do miocárdio.

CID 10 - I21 Infarto agudo do miocardio.