O que é coerência ética?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A coerência ética significa ter consonância entre o que se diz e o que se faz, ou seja, é praticar exatamente o que se diz. A coerência ética precisa acompanhar todos os prismas das nossas vidas, precisamos ter coerência ética no âmbito profissional, social, religioso, familiar e conjugal.

A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.

A coerência textual é um dos elementos que possibilitam a conexão entre as ideias e a construção de sentidos. Juntamente com a coesão, apresenta uma relação lógica e sem contradições que trazem significação ao conjunto de palavras.

Os 6 tipos de coerência que vão te ajudar na redação do Enem

  • Coerência sintática. Esse tipo de coerência diz respeito à construção das frases, buscando que todos os elementos da oração estejam dispostos na ordem correta. ...
  • Coerência semântica. ...
  • Coerência temática. ...
  • Coerência pragmática. ...
  • Coerência estilística. ...
  • Coerência genérica.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica.

A coerência textual reside nas entrelinhas da redação, e existem três princípios básicos para que ela seja respeitada: 1- Princípio da não contradição; 2- Princípio da não tautologia; 3- Princípio da relevância.

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.

Falta de coerência; característica, comportamento ou dito sem nexo ou lógica. Qualidade da pessoa que não é consistente no modo como procede. Ausência de lógica entre uma coisa e outra, entre ações e fatos; incongruência. Ausência de relação; falta de conexão; desconexão.

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos.

A coerência semântica tem a ver com relações de sentido entre palavras ou expressões de um texto. A coerência temática ocorre quando não há fuga do tema. A coerência pragmática está associada aos elementos extralinguísticos. A coerência estilística acontece quando o texto utiliza a variedade linguística adequada.

1 ausência, carecimento, escassez, carestia, desprovimento, exiguidade, falta, inexistência, insuficiência, míngua, pouquidade, privação, angústia, aperto, atraso, crise, défice, deficiência, déficit, destituição, esterilidade, estreiteza, falecimento, indigência, miséria, negação, nudez, parcimônia, penúria, perda, ...

Significado de Coeso
[Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado.

6 dicas para melhorar a coesão e coerência

  1. 1 – Use sinônimos. ...
  2. 2 – Coloque conjunções coordenativas. ...
  3. 3 – Releia o parágrafo. ...
  4. 4 – Evite palavras complicadas. ...
  5. 5 – Coloque-se no lugar do leitor. ...
  6. 6 – Leia mais.

É um conceito que é usado se referindo a algo que é lógico. Tudo em nossa vida deve ter coerência. Pensamentos e suas ações têm de ter, necessariamente, sentido lógico, para que as coisas caminhem bem – caso contrário... Existem intelectuais e pensadores que difamam a coerência entre as pessoas.

A coerência social foi definida como um alinhamento estável e harmonioso de relacionamentos, que permite um fluxo eficiente e o uso de energia e comunicações necessárias para a obtenção de ótima coesão e ações coletivas.

Ou seja, quando alguém pede que você aja de forma coerente, ela quer que você aja da mesma forma que agiu em outras situações análogas (parecidas) ou que aja da forma como diz pensar sobre determinado tema. Exemplo: Se você gosta dos animais, o coerente é que você demonstre afeto e os trate bem.

A relação lógica e harmônica entre os elementos e as ideias de um texto são fundamentais para que ele seja coerente. Quando, por exemplo, a ordem das partes está errada, a escolha dos termos não têm sentido para o tema ou há frases fora do contexto, significa que não há coerência textual.