O que é coesão Cite um exemplo?

Perguntado por: abarros9 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Entre os principais recursos que correspondem a coesão de um texto estão as palavras de transição, que são formadas por preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais. Exemplo: “inicialmente”, “primeiramente”, “além disso”, “do mesmo modo”, “bem como”, “enfim”, “dessa forma”, “ou seja”, e etc.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Ou seja, a formação de uma cadeia de ideias.

A coesão textual se refere à harmonia entre as ideias de um texto, de forma que haja uma conexão lógica entre elas. Essa amarração é feita por meio de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais.

Dentro do texto, a coesão pode ser compreendida pelas relações linguísticas, como os advérbios, pronomes, o emprego de conectivos, sinônimos, dentre outros. Para ser melhor empregada, a coesão necessita de recursos, como palavras e expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.

1 acordo, coerência, concordância, conexão, harmonia, nexo, unidade. Aglutinação de moléculas e partículas: 2 aderência, adesão, aglutinação, concentração, ligação.

A coesão diz respeito ao encadeamento de ideias entre as frases e parágrafos. Já a coerência textual se refere à ligação entre as ideias do texto, que deve ser feita de maneira lógica para transmitir corretamente a mensagem.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Fís Força de atração entre as partículas ou moléculas de um corpo. 2 fig Coerência de pensamento ou de um todo. 3 Associação íntima entre pessoas que integram um grupo. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : incoesão .

A coesão lexical consiste no emprego de substantivos, adjetivos, pronomes, hipônimos ou heterônimos, para substituir um termo já dito anteriormente. Exemplos: Paris é um dos destinos mais procurados pelos casais apaixonados.

à medida que, à proporção que, assim como, assim também, bem como, como, como se, conforme, consoante, da mesma forma, da mesma maneira que, do mesmo modo, do mesmo modo que, igualmente, não só... como, tal qual, tal como, tal que, tanto quanto, À medida que a data da viagem se aproximava, mais nervosos ficavam.

Em resumo, quer dizer que a COESÃO, trata-se da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo e da frase. Ela permite que venha ter ligação entra as palavras e frases, fazendo com que um venha a dar sequência ao outro.

O que significa um texto com coesão? Um texto com coesão é aquele cujas ideias e palavras estão bem conectadas, facilitando muito o trabalho do leitor. “Um texto coeso vai direto ao ponto, sem rodeios desnecessários e não tem a mesma palavra constantemente repetida.

Sem a coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto. A coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são muito importantes para entender como fazer uma boa redação.

São cinco os tipos de coesão: por referência, por substituição, por elipse, por conjunção e pelo léxico. A coesão textual é um importante elemento que não deve ser esquecido em uma boa redação.

Elementos coesivos são palavras ou expressões cuja função é estabelecer relações lógicas entre as partes do texto, como os conectivos, ou fazer referência a outros elementos presentes no texto: pronomes, advérbios, sinônimos.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

Resposta: É o Latim COHESIO, “adesão”, de ADHARERE, de AD-, “a”, mais HAERERE, “grudar, colar”.

A coerência é uma conformidade entre fatos ou ideias, próprio daquilo que tem nexo, conexão, portanto, podemos associá-la ao processo de construção de sentidos do texto e à articulação das ideias.

A coesão é a capacidade que uma substância tem para permanecer unida, resistindo à separação. São as pontes de hidrogénio, que unem as moléculas de água, que tornam a água coesa. Uma molécula de água pode estabelecer, no máximo, quatro ligações de hidrogénio.

Ser coerente é ser racional, quando alguém consegue utilizar de uma sequência de informações lógicas para transmitir uma mensagem, evitando contradições ou dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo.