O que é conceito de atendimento?

Perguntado por: agil . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Atendimento ao cliente significa se relacionar com os seus consumidores. Ou seja, estabelecer conversas e contatos que permitam atender às suas necessidades, esclarecer as dúvidas e ouvir as reclamações, entre outros pontos.

Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

Quer saber como deve ser o atendimento ao cliente? Pergunte para especialistas!

  • 1- O atendimento ao cliente deve ser surpreendente.
  • 2- O atendimento ao cliente deve garantir o sucesso do negócio dele.
  • 3- O atendimento ao cliente com excelência deve fazer parte da cultura de sua empresa.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

Quais são os três pilares da excelência no atendimento? Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade.

Entenda o que é qualidade no atendimento
Quando aplicado ao atendimento, se propõe a atingir certo nível de excelência. Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente.

O atendimento é importante porque ele interfere diretamente na percepção que o público-alvo tem sobre a empresa. Ele é, por muitos, considerado o rosto da empresa. É a equipe de atendimento que tem um contato mais próximo com os clientes.

Atenção. A qualidade no atendimento ao cliente começa no momento em que você dedica a ele total atenção. É preciso saber ouvir qual sua necessidade para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema. Aqui, é importante estar atento, mas não sufocar o cliente com informações ou soluções.

Entenda as cores

  1. Vermelha – Emergência: atendimento imediato;
  2. Laranja – Muito urgente: espera de até 10 minutos;
  3. Amarelo – Urgente: espera de até 1 hora;
  4. Verde – Pouco urgente: espera de até 2 horas;
  5. Azul – Não urgente: espera de até 4 horas.

5 técnicas de comunicação e atendimento ao público

  • Exponha as suas ideias de forma clara e objetiva. O principal intuito do atendimento ao público é resolver problemas e tirar dúvidas. ...
  • Sempre seja atencioso. ...
  • Ouça o cliente com atenção. ...
  • Transmita segurança. ...
  • Saiba lidar com situações inesperadas.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.

7 Passos para Corrigir Problemas no Atendimento ao Cliente

  • Ouvir o consumidor e mostrar simpatia genuína. ...
  • Avalie a situação. ...
  • Pergunte ao cliente quais são as suas necessidades e preferências. ...
  • Ofereça uma solução e dê opções sempre que possível. ...
  • Entregue a solução. ...
  • Faça um follow-up com o cliente.

Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome. Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar.

4 tipos de clientes: conheça seu perfil

  1. Cliente pragmático: características. ...
  2. Cliente analítico: características. ...
  3. Cliente afável: características. ...
  4. Cliente expressivo: características.