O que é considerado despesa?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
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Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.

Por essa razão, o controle financeiro é tão importante.
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Quais são os tipos de despesas que existem?

  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

De fato, existem três grandes categorias quanto à função:

  • Despesas Comerciais.
  • Despesas Gerais e Administrativas.
  • Outras despesas.

Os gastos são classificados como: Custos, despesas, perdas e investimentos.

Os custos são gastos referentes a bens e serviços necessários para a produção ou realização da atividade-fim. Enquanto as despesas são gastos para a manutenção e operacionalização do projeto em curso. Compreender essa diferença é algo importante para a saúde financeira de qualquer empreendimento.

Despesas são todos os gastos que a empresa precisa para manter sua estrutura funcionando, mas diretamente não contribuem para a geração de novos itens que serão comercializados, ou novos serviços que serão oferecidos. Em outras palavras, são gastos que não estão diretamente ligados ao objetivo final do negócio.

Como classificar os custos e as despesas? Para poder classificar corretamente os custos e as despesas de uma empresa, você precisa identificar todas as saídas juntamente com o processo produtivo. Ou seja, fazer um levantamento de todos os setores da empresa e identificar o valor correspondente de cada área.

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

Como classificar gastos pessoais? 5 dicas

  1. Anote todas as entradas do mês. O primeiro passo para se organizar com seus gastos pessoais é anotar tudo o que entra de dinheiro no seu mês. ...
  2. Registre todas as despesas do mês. ...
  3. Identifique a origem das despesas. ...
  4. Crie categorias para as contas. ...
  5. Analise o que pode melhorar.

Passando desde tarifas bancárias, tarifas de cartões, IOF (imposto sobre operações financeiras), juros de empréstimos, juros de financiamentos, juros de cheque especial, tarifas de boletos, entre outros tipos, esses gastos fazem parte da operação da empresa.

As despesas operacionais se referem aos gastos essenciais para que um negócio consiga operar. Elas não estão relacionadas à produção, mas sim à manutenção do funcionamento da empresa.
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Exemplos de despesas operacionais:

  • folha de pagamento;
  • aluguel de imóvel;
  • impostos e tributos;
  • contas de água, luz e internet.

A diferença entre ativo e despesas é que o ativo é constituído por “coisas” (bens e direitos) que possuem liquidez, que podem ser revendidas, que podem ser transformadas em dinheiro e transferidas a terceiros, enquanto que despesas são “coisas” que você possui e que não têm liquidez, que não podem ser revendidas, por ...

Enquanto a receita é todo capital obtido em troca de uma atividade, a despesa é todo custo para que essa operação continue. Acompanhar ambos os valores é primordial para uma vida financeira estável e promissora. Para isso, a receita deve superar sua despesa, o que pode ser chamado de superávit.

Despesas fixas, são aquelas cujo valor a ser pago não depende do volume, ou do valor das vendas, exemplos; Aluguéis, Salários Administrativos entre outros, já as variáveis são aquelas cujo o valor a ser pago está diretamente relacionada ao valor vendido, um grande exemplo são as comissões, energia elétrica do ...