O que é considerado material de expediente?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

MATERIAL DE EXPEDIENTE Registra o valor das despesas com os materiais utilizados diretamente os trabalhos administrativos, nos escritórios públicos, nos centros de estudos e pesquisas, nas escolas, nas universidades etc, tais como: agenda, alfinete de aço, almofada para carimbos, apagador, apontador de lápis, arquivo ...

São classificadas como despesas de custeio aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (equipamentos, máquinas, veículos, obras, móveis, imóveis etc). Como exemplo de despesa de custeio pode ser mencionado o material de expediente (cola, borracha, apontador etc).

Computadores, telefone, fax, scanner, secretárias (ou escrivaninha) e cadeiras são alguns dos elementos que fazem parte do material de escritório. Cada um deles é indispensável para realizar o trabalho de escritório, no dia-a-dia.

Material de uso e consumo: para análises fiscais e aplicação da legislação tributária, consideramos como uso e consumo aqueles produtos que não serão comercializados ou utilizados no processo de fabricação ou industrialização. Logo, são aqueles produtos que não agregam ao produto que será vendido (produto final).

Tradicionalmente os materiais são classificados em quatro grupos: metais, cerâmicos, polímeros e compósitos.

Insumo é tudo aquilo que é usado no processo de produção de um produto ou serviço. Já o consumo é utilizado para a utilização da própria empresa como, café e material de limpeza.

Bens materiais são aqueles patrimônios da empresa que podem ser rentabilizados, isto é, transformados em dinheiro. A frota de uma empresa, sua sede, seus maquinários, o material de escritório, por exemplo, são bens materiais.

Móveis e utensílios: são os móveis e utensílios usados na companhia, como por exemplo, as mesas e cadeiras da sala da administração de uma empresa, os utensílios de uma empresa de restaurante (garfos, facas, pratos, colheres), entre outros.

Peças não incorporáveis a imóveis:
Essas peças são assim consideradas quando as despesas com materiais em imóveis puderem ser removidos ou recuperados, tais como: biombos, cortinas, divisórias removíveis, estrados, persianas, tapetes e afins.

Os materiais de uma construção, por exemplo, são as pedras, a areia, tijolos, concreto. Já os equipamentos são os instrumentos que são utilizados pelas pessoas para desenvolver o trabalho.

São exemplos: vencimentos e encargos com pessoal, juros da dívida, compra de matérias-primas e bens de consumo, serviços de terceiros, manutenção de equipamentos, subvenções a entidades (para gastos de custeio) e transferência a entes públicos (para gastos de custeio).

Objeto de custo é qualquer coisa – como, por exemplo, produtos, linha de produtos, clientes, tarefas e subunidades da organização – para a qual se deseja informação de custo.

Gastos com manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive os destinados a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

  • Material de Expediente. Adesivo. Agenda. Caderno. Calculadora. Cola. Elástico. Envelope. Escrita. Fita. Grampeador. Impressos. Marca Texto. Papel. Pasta. Perfurador. Tesoura.
  • Material Escolar. Adesivos. Caderno. Calculadora. Cola. EVA. Escrita. Estojo. Lancheira. Lápis de Cor. Massinha. Mochila. Papeis. Pincel. Régua. Tesoura. Tintas.

Na atividade diária de uma empresa, destacam-se vários tipos de recursos. Os recursos materiais são todos os bens tangíveis que permitem oferecer os produtos ou serviços em questão. Entre estes, encontram-se as matérias-primas, as instalações, as maquinarias e o terreno.

Papelaria refere-se a materiais de escrita fabricados comercialmente, incluindo papel, envelopes, instrumentos de escrita e outros materiais de escritório. Inclui materiais para serem escritos à mão (como folhas de papel) ou por equipamentos como impressoras de computador.

No que diz respeito à prestação de serviços, serão considerados insumos os bens aplicados ou consumidos na prestação, desde que não estejam incluídos no ativo imobilizado, e os serviços prestados por pessoa jurídica também aplicados ou consumidos na prestação do serviço.

O produto deve ser devolvido conforme NF de compra, no caso de devolução parcial, os valores devem ser rateados. Se houver destaque de ICMS na compra, o mesmo deve ser destacado na devolução. O valor do IPI deve ser informado no campo IPI DEVOLVIDO, e o mesmo deve ser somado ao total da NF.

As embalagens podem ser divididas em primárias, secundárias, terciárias, quaternárias ou de quinto nível. As primárias são aquelas que mantêm contato direto com a mercadoria, como o plástico que envolve o frasco de xampu, por exemplo.

Critérios de classificação dos materiais

  • 1 – Quanto à sua Estocagem ou por Demanda. a) Materiais estocáveis. ...
  • 2 – Quanto a sua aplicação. a) Materiais de consumo geral. ...
  • 3 – Por Periculosidade. ...
  • 4 – Por ser Perecível. ...
  • 5 – Importância Operacional (Classificação XYZ) ...
  • 6 – Classificação ABC.

Classificar Materiais é o processo de agrupar itens do estoque segundo algum critério. A classificação dos materiais consiste no estabelecimento de grupos ou famílias de materiais em uso na organização, de acordo com sua utilidade, natureza, forma, dimensão, peso, tipo, uso, etc.