O que e considerado pneumonia?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Quais são os tipos de pneumonia mais comuns?

  • Pneumonia bacteriana. Esse é o tipo de pneumonia predominante em crianças, adultos e idosos. ...
  • Pneumonia viral. ...
  • Pneumonia fúngica. ...
  • Pneumonia química. ...
  • Pneumonia hospitalar. ...
  • Pneumonia comunitária.

Na maioria dos casos, o diagnóstico de pneumonia é confirmado com uma radiografia torácica; mas, às vezes, é feita uma TC do tórax. Em casos leves, os médicos podem decidir tratar com base nos sintomas e nos resultados dos exames.

Falta de ar ou dificuldade respiratória; Confusão mental; Fraqueza; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Pneumonia que se apresenta com tosse seca é bastante comum. Não é comum, mas é perfeitamente possível uma criança ter pneumonia sem febre ou tosse, principalmente nos bebês. Em algumas crianças, a pneumonia pode se apresentar apenas com dificuldade respiratória e taquipneia.

O diagnóstico da pneumonia se dá através de exame clínico, ausculta dos pulmões, radiografias e tomografias de tórax. O tratamento é realizado com antibióticos, e a melhora clínica começa a partir do 3º ou 4º dia.

A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores, que inclui, além dos pulmões, estruturas como a traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. O problema, causado por vírus, bactérias e fungos, pode provocar doença leve a grave em pessoas de todas as idades.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

A pneumonia é uma doença que afeta os pulmões, desencadeando problemas como tosse, produção de muco, falta de ar e dores no tórax, as quais podem ser intensificadas com uma respiração profunda. Além disso, a pneumonia provoca febre alta, calafrios, alterações na pressão arterial, perda de apetite, mal-estar e fraqueza.

O tratamento da pneumonia é feito a partir da administração de medicamentos antibióticos, seguindo a orientação médica. Amoxicilina, azitromicina e claritromicina são alguns dos mais indicados em casos de pneumonia adquirida na comunidade e que comprometem previamente pessoas saudáveis.

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.

Sim, a gripe pode favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Isso porque uma infecção nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe) pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos nas vias inferiores (pulmão) causando a pneumonia.

A pneumonia é uma entidade infecciosa potencialmente que pode vir com dores nas costas; mas isso é incomum. As dores torácicas (e nas costas) geralmente são de cunho osteomuscular. Existem formas de tentar diferenciar uma situação da outra.