O quê é creatinina alta em cães?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando ela aparece alta nos exames de sangue, geralmente indica que alguma coisa anormal se passa nos rins pois eles não a estão filtrando direito. Isso faz com que parte dela fique circulando livremente dentro do corpo.

Produção muscular elevada de creatinina, especialmente em raças de cães com grande massa muscular (tais como: boxers, galgos e cães para tração animal). Redução no volume do fluído extracelular, por exemplo, a desidratação poderá aumentar a concentração de creatinina no plasma consideravelmente.

O exame de creatinina é um importante marcador da função renal em cães e gatos. O aumento ou diminuição nesse parâmetro podem indicar diagnósticos diferentes, assim como, o quão alto ou baixo ele está pode indicar um bom prognóstico ou um prognóstico ruim.

Deve-se levar em conta sexo, idade e peso do paciente. Em geral, porém, valores de creatinina acima de 1,5 ou 1,6 mg/dl são sinal de doença renal na imensa maioria dos casos.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

Beber bastante água é fundamental para manter os rins saudáveis e reduzir os níveis de creatinina no sangue. Quando os rins estão saudáveis e bem hidratados filtram melhor as substâncias do sangue, incluindo a creatinina. Beber, pelo menos, oito copos de água por dia mantém o corpo hidratado e saudável.

Quais são os sintomas da creatinina alta?

  • náuseas;
  • vômito;
  • cansaço e fraqueza;
  • retenção de líquido;
  • falta de apetite;
  • falta de ar;
  • confusão mental;
  • emagrecimento.

Os sinais mais comuns da enfermidade são: polidipsia (aumento do consumo de água) , poliúria (micção em excesso), apatia, perda de apetite e vomitos. A insuficiência renal crônica é causada por um processo normal de envelhecimento, devido ao declínio do funcionamento renal com o tempo.

Caso o pet apresenta taxas de uréia alta, pode ser indicado um tratamento à base de fluidoterapia, a fim de minimizar os quadros de desidratação. A redução da ingestão de sal e uma dieta à base de uma ração renal para cães e gatos pode ser indicada.

Os alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3 são altamente recomendados para cães com insuficiência renal. O óleo de peixe é uma excelente fonte de ómega 3, tal como os peixes, evitando as espinhas por causa do seu teor de fósforo. O peixe branco é o mais indicado uma vez que o peixe azul contém mais fósforo.

Outros fatores podem aumentar o nível de creatinina, entre eles o uso de alguns medicamentos, a ingestão de muita proteína, doenças musculares e a desidratação. Além disso, pessoas que possuem mais massa muscular e atletas têm naturalmente uma quantidade maior de creatinina no organismo.

O preço cobrado para o exame de creatinina para cachorros e gatos está em R$ 24.

Conheça os principais sintomas da doença renal em cachorro:

  1. aumento da ingestão de água;
  2. aumento do volume de urina;
  3. perda de apetite;
  4. úlceras na boca e no focinho;
  5. vômitos;
  6. perda de peso;
  7. hálito com odor forte;
  8. convulsões.

priorizar uma alimentação equilibrada, com itens frescos, frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais; evitar o consumo excessivo de sal, alimentos processados, ultraprocessados, açúcar e alimentos refinados.

A creatinina sérica é um marcador simples da função dos rins. Valores elevados de creatinina, acima de 1.2 mg/dl nos adultos ou de 0.8 mg/dl nas crianças com mais de 5 anos, indicam insuficiência renal.

Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL.