O que é defecação obstruída?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Defecação obstruída é um termo que é usado para descrever a inabilidade em evacuar o conteúdo retal. A diversidade de sintomas e a multiplicidade de fatores causais conferiu-lhe a denominação de síndrome da defecação obstruída.

Posição ideal para evacuar
A melhor posição para evacuar é inclinando o corpo para frente, colocando as mãos nos joelhos e aproximando o abdômen em relação às pernas. Outra opção é de cócoras ou sentado com elevação da coxa e, de preferência, com os pés apoiados em um banquinho.

O quadro compromete todas as camadas desses órgãos, gerando um grande desconforto e outros sintomas. A pessoa pode ter febre e diarreias. Como o intestino não consegue absorver os nutrientes dos alimentos, o indivíduo se sente fraco e sem energia. É comum a doença causar também perda de peso.

Quando o intestino está bloqueado, o paciente não consegue evacuar nem liberar gases. Isso provoca vômitos, enjoo, estufamento da barriga, dores abdominais e também um soluço mais persistente – o de Bolsonaro, segundo ele próprio, durava ao menos dez dias. Trata-se de um sintoma mais tardio.

O diagnóstico é clínico e confirmado por radiografias abdominais. O tratamento consiste em reanimação volêmica, aspiração nasogástrica e, em muitos casos de obstrução completa, cirurgia.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas.

Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes.

O intestino humano pode armazenar até 4,5 quilos de fezes, dependendo do tamanho e da capacidade de cada pessoa.

Não faça força!
Isso definitivamente não é uma boa! Com isso você acaba facilitando o aparecimento de hemorroidas, provoca flacidez perineal, pode causar prolapso retal e fissuras anais.

Muvinlax é um medicamento indicado para pacientes que estejam com prisão de ventre ou quando há fezes endurecidas presas no intestino. Também é utilizado para limpeza intestinal antes da realização de exames clínicos como endoscopia ou radiologias.

Antes de chegar ao ponto de fecaloma, as fezes podem ficar duras a ponto de você conseguir evacuá-las, porém com muito esforço. Essa força descomunal pode causar inchaço inflamação nas veias do reto e do ânus – são as hemorroidas. Elas causam dor, desconforto e sangramento, além de coceira.

Em situações assim, a intervenção cirúrgica é urgente, já que pode ser fatal em até 6 horas.

O tratamento consiste em reanimação volêmica, aspiração nasogástrica e, em muitos casos de obstrução completa, cirurgia. (Ver também Dor abdominal aguda. A dor abdominal aguda e intensa, entretanto, é quase sempre um sintoma de doença intra-abdominal.

Como o procedimento é realizado? O procedimento pode ser realizado de duas formas: por forma convencional com uma incisão na parte central do abdome ou por laparoscopia. Nessa forma são feitas cinco pequenas incisões na região do abdômen. Por meio delas, o cirurgião colocará variados tubos, medindo de 5 a 10mm.

Continuar lendo