O que é descrição e análise de cargos?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Tem o intuito de detalhar o que cargo exige em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa ser desempenhada determinada função.

As especificações do cargo dizem respeito aos requisitos. Pontes (2013) os divide em quatro áreas: mental, física, responsabilidades e condições de trabalho, sendo cada uma subdividida em fatores. Assim, a área mental, por exemplo, pode contemplar requisitos como formação, conhecimentos e experiências.

A Análise de Funções detém um papel estratégico no desenvolvimento das mais diversas práticas, contribuindo, consequentemente, para a sustentabilidade de uma dada organização. Este projeto teve como finalidade o desenvolvimento de uma monografia de funções, numa organização caracterizada pela sua micro dimensão.

Descrição é o texto que contém informações detalhadas sobre as características de algo ou alguém. Assim, ela possibilita a pessoa que a lê ou a ouve imaginar com facilidade o que está sendo descrito - objetos, lugares, acontecimentos ou pessoas, por exemplo.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

Os dados relativos a cada cargo podem ser coletados por meio de questionários impressos, entrevistas, observação ou pela combinação dêsses três métodos. Os questionários, mais usados para cargos de escritório, devem ser uniformes, permitindo respostas fáceis.

Você é supervisionado por alguém? Como o seu superior supervisiona o seu trabalho? Quais as decisões que você precisa tomar no desempenho do seu cargo? Na sua função você tem acesso a documentos ou dados confidenciais?

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

A análise de cargos compara as atividades dos cargos com as responsabilidades necessárias para que um colaborador seja capaz de desempenhar as funções exigidas. Ou seja, essa atividade refere-se as atribuições importantes para que o profissional ocupe determinado cargo.

A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.

Descrever os cargos é importante porque permite que a área de recursos humanos tenha uma visão ampla sobre a estrutura da empresa e, dessa forma, possa administrar melhor os colaboradores e suas respectivas funções e responsabilidades.

Ela têm três partes principais: o nome da função, o tipo do resultado (que é um valor) que a função computa e retorna, e entre parênteses uma lista de parâmetros (também chamado de argumentos formais).

Etapas para montar o plano de cargos e salários

  1. Estruture os cargos e funções. Primeiramente, é necessário identificar todos os cargos existentes na empresa e quais precisam ser criados. ...
  2. Faça uma pesquisa salarial. ...
  3. Determine salários e benefícios. ...
  4. Planeje as progressões de carreira. ...
  5. Crie uma política salarial.

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem. Com exemplos, fica mais fácil entender.