O que é DFoFi?

Perguntado por: rilha2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

DFOFI: Distância foco-filme. DFO: Distância foco-objeto.

DISTÂNCIA FOCO FILME (D.F.F.):- A boa densidade de uma radiografia, e o que é o mais importante , a IGUALDADE DE DENSIDADE de uma para outra radiografia, principalmente em se tratando de diferentes órgãos, não será obtida, se não utilizarmos a D.F.F.

entre 0,1 milímetro já o foco grosso. a seleção é para o filamento maior e aí ele é utilizado quando grandes partes da anatomia radiografada. por exemplo vai radiografar uma.

Ponto focal, foco-filme e foco-objeto influenciam diretamente na qualidade da imagem radiológica. A distancia do objeto irradiado, do filme radiográfico e do foco emissor foi detalhadamente estudado por especialistas da área, para que a imagem obtida seja idêntica ou muito próxima da estrutura estudada.

a distância foco-anteparo (dFoA) utilizada deve ser de, no mínimo, 2,5 m. o tempo de exposição utilizado deve ser sempre o mais constante possível. sempre que possível, desde que não comprometa a qualidade do exame radiográfico (contraste), deve ser usada a miliamperagem-segundo (mAs) mais alta possível.

Outra fórmula bastante importante é a que chamamos de equação de Gauss, que é formada por 4 itens: a distância focal do objeto (que descobrimos a partir da fórmula acima), a distância do objeto (P), a distância da imagem (P') e o raio de curvatura, o que nos leva à seguinte fórmula: 1/f = 1/P + 1/P'.

O procedimento experimental consiste em posicionar o objeto a uma distância o em relação ao centro da lente. Em seguida, move-se o anteparo até que a imagem projetada sobre ele esteja bem focalizada visualmente. Mede-se a distância, i, entre o centro da lente e a superfície do anteparo.

Nas áreas em que houver muita absorção da radiação, ela se chocará com a chapa de forma menos intensa, por isso, as imagens terão coloração clara. Ou seja, partes mais duras e densas, como ossos, aparecem brancas nas imagens de radiografia.

As modalidades de imagem mais frequentemente utilizadas são a radiografia (Raios X), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

O que é significa DFR? Essencialmente, DfR é um processo que garante que um produto, ou sistema, desempenhe suas funções especificadas dentro de determinados ambientes, durante o tempo de vida esperado com o mínimo de falhas para ser mercado.

Introdução: O efeito anódico descreve um fenômeno em que o ânodo transforma a energia cinética dos elétrons em fótons de radiação X, mas também os absorve parcialmente. Assim, o feixe de radiação emitido em direção ao paciente não é uniforme, variando até 40% entre os extremos da radiografia.

– Porque é que a ampola tem dois filamentos? Normalmente, as ampolas de Raios X possuem dois filamentos, de tamanhos distintos, denominando-se por Foco Fino e Foco Grosso. Esta designação deve-se ao facto de o tamanho deste filamento estar diretamente relacionado com a largura da área atingida no ânodo (Ponto Focal).

Chamada de FOCO EFETIVO, marcado pela região pontilhada, esta área representa a forma do feixe de fótons gerados a partir do foco real. Observe que o foco real é um retângulo e que, pelo fato dele estar em ângulo em relação à vertical, sua projeção no eixo horizontal é um quadrado.

O processamento radiográfico baseia-se na imersão do filme radiográfico em soluções processadoras, seguindo-se a seguinte seqüência: revelação, lavagem intermediária, fixação e lavagem final para o processamento manual e, revelação, fixação e lavagem final para o processamento automático.

A zona de penumbra em uma imagem radiográfica (também conhecida como flou geométrico) corresponde à falta de nitidez da imagem radiográfica, causada pela distorção geométrica.

Os erros de técnicas mais frequentes foram do ângulo horizontal 32,88%, seguida de exposição insuficiente 25,43%, corte do dente 9,31%, resultado manchado 4,51%, corte cilíndrico 3,15%, outras técnica radiográfica 1,86% e outros processamento radiográfico 1,43%.

180 cm

As radiografias de tórax são geralmente obtidas a uma distância de 180 cm entre o filme e o tubo, para minimizar a distorção e a ampliação, sendo feitas em inspiração profunda(3).

FOCO DE RAIOS X ou PONTO FOCAL: sabemos que é o ponto de placa do anódio onde os elétrons bombardeiam, produzindo em conseqüência raios X. Existem ampolas cuja placa apresenta DOIS PONTOS FOCAIS, um maior que o outro.

A redução ou prevenção de artefatos de exposição também depende da preparação e posicionamento do paciente. Esse deve ser posicionado de maneira que a estrutura a ser examinada fique paralela ao plano do detector e mais próxima possível dele. Já o feixe central de raios X deve passar no centro da estrutura.

As lentes convergentes geram imagens reais concentrando os raios luminosos do lado oposto ao objeto.

Continuar lendo