O que é dificuldade escolar?

Perguntado por: acorte8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Assim como mencionado anteriormente, a dificuldade de aprendizagem é quando um aluno possui uma maneira diferente de aprender, mas não quer dizer que ele não tenha capacidade de aprender. Refere-se a um obstáculo, uma barreira, que pode ter origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional ou metodológica.

Bom, de maneira simplificada, podemos dizer que a dificuldade de aprendizagem é uma desordem mental que atrapalha o ritmo com que um estudante aprende. Essa desordem pode acontecer por vários motivos como, por exemplo: a metodologia de ensino, ambiente escolar e até mesmo problemas pessoais e familiares.

Uma dificuldade de aprendizagem se caracteriza por qualquer problema encontrado no processo de aprendizagem de crianças e adultos. Ela pode estar ligada a habilidade para fazer cálculos, interpretar um texto, escrever, fazer trabalhos manuais, se expressar com coerência, entre muitas outras.

Os resultados apontam que os estudantes enfrentam dificuldades principalmente no primeiro ano de curso, período em que ficam evidentes problemas de adaptação. Além do mais, estudantes demonstram dificuldades com estratégias de estudo, relação professor-aluno e pares, aulas expositivas e ferramentas de avaliação.

Modelo distorcido de formação de docentes. Falta de investimentos generalizados e inovação. Desinteresse por parte dos alunos. Participação das famílias na vida escolar.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

Portanto, o relatório de aluno com dificuldade de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Basicamente, isso significa que é recomendável não só listar nas observações os pontos a serem trabalhados, mas também apontar as suas causas e os contextos.

Saiba como identificar as dificuldades de aprendizagem nos alunos

  1. Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
  2. Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
  3. Analisar a escrita e a leitura do estudante.

“Existem diversos fatores que podem interferir negativamente ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Os transtornos de aprendizagem ocorrem, possivelmente, quando há alterações nas conexões ou deficiências em determinadas áreas do cérebro. Isso leva a atrasos no desenvolvimento cognitivo e as dificuldades aparecem na idade escolar.

Crianças com transtornos de aprendizagem são identificáveis quando se reconhece uma discrepância entre o seu potencial e o desempenho acadêmico. Para determinar as deficiências nas habilidades e processos cognitivos, são necessárias avaliações da fala, linguagem, cognitiva, educacional, médica e psicológica.

Dificuldades é o plural de dificuldade. O mesmo que: apuros, complexidades, complicações, contrariedades, contratempos, hesitações, impedimentos, indecisões, obstáculos.

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH.

Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem; Transtorno: defasagens específicas e pontuais. Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos; Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas.

Ou seja, aquela que impera na hora de estudar e é mais frequente, por exemplo. Existem aqueles alunos que qualquer ruído desliga da atividade que está fazendo, que pode cair o mundo e nada tira o foco.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.