O que é ditongo crescente exemplo?

Perguntado por: ibrito . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: água (á-gua)

Ditongo é um encontro vocálico caracterizado pela união entre uma semivogal e uma vogal ou vice-versa. O ditongo pode ser crescente (semivogal + vogal) ou decrescente (vogal + semivogal).

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói);

A ordem desse encontro vocálico determina classificações específicas do ditongo. São elas: a) Ditongo decrescente: ocorre quando a vogal vem antes da semivogal. b) Ditongo crescente: ocorre quando a semivogal vem antes da vogal.

O que interessa para seu uso é que vocábulos paroxítonos terminados em ditongo crescente recebem acento gráfico na vogal tônica , já que esse ditongo pode converter-se em hiato, o que faz com que tais palavras sejam pronunciadas como proparoxítonas: cá-rie ® cá-ri-e, gló-ria ® gló-ri-a, ré-gua ® ré-gu-a, etc.

Não se separam os ditongos e tritongos: Como ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba, e tritongo, o encontro de uma vogal com duas semivogais também na mesma sílaba, é evidente que eles não se separam silabicamente.

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

Nas palavras que tem o acento tônico antes dos ditongos podem separar. EX: relógio, substância,prêmio re-ló-gi-o ou re-ló-gio subs-tân-ci-a ou subs-tân-cia prê-mi-o ou prê-mio.

A semivogais não são pronunciadas com tanta intensidade como as vogais. Geralmente, são as letras “i” e “u” que assumem a função de semivogais. Exemplos: coisa, caixa, vai, andei, ouro, papai, biscoito, saudade, pão, série, mão, etc. Consoantes também podem ser semivogais, é só elas terem o som de “i” ou “u”.

Portanto, a palavra régua é constituída por uma sílaba formada por uma vogal acompanhada de consoante – ré – e por outra formada por um ditongo crescente acompanhado de consoante – gua.

Tipos de ditongo

  • Ditongo crescente. O primeiro tipo que veremos é o ditongo crescente. ...
  • Ditongo decrescente. Agora, falaremos sobre o ditongo decrescente, que é o exato oposto do tipo que vimos anteriormente. ...
  • Ditongo aberto e fechado. ...
  • Ditongo oral e ditongo nasal.

1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.

Como podemos definir ditongo nasal átono? Muito simples: é um ditongo nasal que se encontra em sílaba que não recebe acento tónico.

Combinação de uma vogal e de uma semivogal (i e u) que se pronuncia numa só emissão de voz. Os Ditongo podem ser: a) Decrescente: encontro de vogal com semivogal; pode ser oral (lei, mal, mau, véu) ou nasal (amam, amem, não, também).

3: Os ditongos decrescentes nasais EM e EN são acentuados quando estiverem na última silaba, e esta for tônica: amém, também, parabéns.

Da mesma forma, na palavra “OURO”, a sílaba “OU” tem uma vogal (“O”) e uma semivogal (“U”).

Nos ditongos, ocorre o encontro de uma vogal com uma semivogal, e quando fazemos a separação das suas sílabas, as duas ficam na mesma sílaba. Exemplos: papai (pa-pai), oi (a palavra "oi" não se separa), sabão (sa-bão).

O ditongo é o encontro de uma vogal + uma semivogal, ou de uma semivogal + uma vogal. Os ditongos podem ser: a) decrescentes ou crescentes; b) orais ou nasais. O ditongo é decrescente quando a semivogal vem depois da vogal. Exemplo: meu, foi, réu.

Es-cri-tor (oxítona) A-le-gri-a (paroxítona) Sá-ba-do (proparoxítona)

Regras gerais de acentuação gráfica

  • Monossílabos tônicos: são palavras formadas por uma única sílaba. ...
  • Oxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a última. ...
  • Paroxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima. ...
  • Proparoxítonas: são as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima.