O que é diversidade e dê exemplos?

Perguntado por: lvidal8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.

Quais são os tipos de diversidade?

  • Etária;
  • Racial;
  • Cultural;
  • Acessibilidade;
  • Orientação sexual;
  • Identidade de gênero;
  • Religiosa.

O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.

A diversidade na educação é um conceito que propõe a inclusão de todos os indivíduos e o respeito às suas diferenças. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito às variedades de gênero, cor, religião e comportamento que existem em sua sala de aula e na sociedade.

Como conversar com as crianças sobre diversidade?

  1. 1 – Use filmes e livros. Todos sabemos que uma das formas de entretenimento mais efetivas e aproveitadas pelas crianças são os filmes e livros. ...
  2. 2 – Visite lugares diferentes. ...
  3. 3 – Entenda a história. ...
  4. 4 – Fale sobre privilégios.

Diversidade é a pluralidade dos indivíduos em termos de diferenças culturais, de identidade e de experiência. Isso quer dizer que podemos pensar na diversidade que nos compõe como um iceberg, ou seja, aquilo que está evidente é apenas uma pontinha de um todo bem maior.

Para a cultura, a diversidade proporciona novas conexões e o desenvolvimento da capacidade artística e cultural. Ou seja, a diversidade traz vantagens para toda a sociedade. Precisamos incorporar pessoas, não importando sexo, gênero, raça, religião, classe social, geração, necessidades especiais…

A heterogeneidade social brasileira está ligada à gestão da diversidade por meio das competências, habilidades e experiência das pessoas em função de sua condição de gênero, raça-cor, idade, origem social ou cultura, entre outros.

O que é igualdade e diversidade? Igualdade é garantir que todos tenham oportunidades iguais, tratados sem preconceitos ou discriminados por causa de quem são. Diversidade é compreender essas diferenças entre pessoas e grupos de pessoas e valorizar positivamente essas diferenças.

A diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas. Elas são sempre produto da cultura. Ao definirmos pessoas ou atitudes como estranhas, estamos comparando-as a parâmetros previamente estabelecidos.

Discordância: 2 oposição, discordância, divergência, contradição, desacordo. Multiplicidade: 3 multiplicidade, pluralidade, variedade, abundância, sortimento.

Culinária: açaí, caldeirada de tambaqui, maniçoba, pato no tucupi, tacacá. Danças: camaleão, carimbó, dança do maçarico, desfeiteira, marujada, retumbão. Festas: Cavalhada, Círio de Nazaré, Festival de Parintins, Festa do Divino, Folia de Rei.

A cultura indígena dos povos originários. A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil. A cultura europeia dos colonizadores portugueses.

Essa diversidade aparece em características culturais, como língua, religião, música, hábitos alimentares, e também nas características físicas das pessoas, como a cor da pele, dos cabelos, estatura etc.

Use filmes e livros infantis. Uma boa forma de promover a diversidade escolar é por meio da ludicidade na educação. Por isso, faça sessões de cinema na escola e rodas de leitura com livros e filmes que contenham mensagens de respeito e tolerância à diversidade.

Diversidade e inclusão é uma pauta, que também podemos nomear como tema, que fala sobre pessoas, suas singularidades, vivências, experiências e formas de se colocar no mundo; e o modo em que serão inseridas em diversos espaços — sociais, econômicos, políticos e corporativos.

Alguns conceitos essenciais para o estudo da diversidade que podem concorrer nessa categoria são cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, estereótipo, preconceito, discriminação, respeito e valorização da diversidade.

Trocar experiências também é uma forma de valorizar a diversidade e inclusão. Afinal, é uma maneira dos colaboradores conseguirem identificar afinidades com os demais e, da mesma maneira, respeitar as diferenças.

Convivendo com a diversidade

  1. lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  2. entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  3. compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  4. acima de tudo, seja exemplo.

Para falar de diversidade e inclusão com as crianças, é preciso incentivar o respeito às diferenças, a empatia, e explicar sobre o direito de igualdade de oportunidade, para que a criança com algum tipo de deficiência possa estar onde ela quiser, e apara isto a sociedade precisa mudar.