O que é dreno na enfermagem?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

Definição: O Dreno de Sucção é uma bolsa sanfonada feita para retirar a secreção produzida após a cirurgia. Cuidados: Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido.

Drenos são materiais colocados no interior de uma ferida ou cavidade, visando sair fluidos ou ar que estão ali presentes, evitando o acumulo e removendo secreções normais ou patológicas.

A função do dreno é aspirar algum líquido que possa acumular no local operado, principalmente nas primeiras horas ou dias. O dreno que utilizo é de aspiração a vácuo, composto por um tubinho de silicone acoplado a um reservatório, que irá coletar o líquido drenado.

Na maioria dos casos, é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e é fixado com pontos ou grampos. Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.

Drenos e os cuidados de Enfermagem

  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Sistemas de drenagem de águas pluviais mais utilizados

  • Sarjetas. As sarjetas são sistemas de drenagem muito encontrados em ruas, estradas e rodovias. ...
  • Boca de Lobo. ...
  • Valetas. ...
  • Sistema de drenagem tipo Espinha de Peixe. ...
  • Colchão drenante.

A coloração do líquido pode mudar de avermelhado para amarelado.

Cuidados:

  • Lave bem as mãos antes de manipular o dreno.
  • Retire a curativo sujo do dreno.
  • Limpe o dreno e a pele ao redor com gaze e soro fisiológico. ...
  • Coloque uma gaze entre o dreno e a pele e outra sobre o dreno. ...
  • Troque o curativo sempre que estiver sujo.
  • O local do orifício do dreno deve estar protegido durante o banho.

O principal objetivo do dreno é possibilitar o extravasamento de líquido que poderia servir como meio de cultura para bactérias (HINKLE; CHEEVER, 2020). Se a drenagem não for realizada adequadamente, pode formar edema.

Importante destacar que a colocação de dreno torácico é qualificado como um procedimento cirúrgico e invasivo, portanto é ato privativo do médico.

Considerando parecer COREN-SP 053/2013-CT, o Conselho Regional de São Paulo define que os cuidados com os drenos são da equipe de enfermagem e a retirada dos drenos sucção, tubular, laminar etc. competem exclusivamente ao enfermeiro desde que prescritos pelo médico.

Desse modo, diminui-se o risco dessas secreções acumularem no corpo e evoluírem com infecção. Os drenos são mais comumente usados na abdominoplastia e, em alguns casos, nas mamoplastias. Em geral, os drenos ficam no paciente por 5 a 10 dias e são retirados quando o débito diário está abaixo de 30 a 50 ml.

Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado. É normal sim! Quando na quantidade normal, essa secreção é absorvida pelo próprio organismo, mas nos casos onde há maior formação destes líquidos é necessário realizar a colocação de drenos.

Na maioria dos casos, o dreno é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e, é fixado com pontos ou grampos, e pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, normalmente quando parar de sair secreção. Existem diferentes tipos de drenos, por exemplo de borracha, plástico ou silicone.

O sangramento pelo dreno suctor na ATJ é uma realidade e não pode ser menosprezado, deve o cirurgião estar atento às possíveis complicac¸ões desse evento e prontamente resolvê-lo. O uso racional do dreno e seu calibre ficam a critério do cirurgião.

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Redivac: O frasco de drenagem removível. O Dreno Redivac é um tubo fino de plástico (PVC) que é colocado no espaço (cavidade) criado quando o tecido é removido durante uma cirurgia. É usado para coletar de sangue e fluidos após uma cirurgia.

toracostomia

Características dos drenos de tórax
Um tubo torácico, também conhecido como tubo de toracostomia, é um tubo flexível que pode ser inserido através da parede torácica entre as costelas no espaço pleural.

A drenagem linfática pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo.