O que é ecomoda?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

O Ecomoda surgiu a partir da necessidade de se pensar em projetos de capacitação na comunidade a partir dos resíduos. É um papel que a Seas tem orgulho de desempenhar com a população jovem”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A moda sustentável se refere a roupas que são projetadas, fabricadas, distribuídas e usadas de maneira ecológica. Outro termo relacionado à moda sustentável, e bastante ligado a ela, é o conceito de moda ética, que se refere a roupas feitas de forma a valorizar o bem-estar social e os direitos do trabalhador.

Um exemplo de moda sustentável são os brechós, locais de venda de roupas, na maioria das vezes usadas, em que os preços são mais acessíveis. Roupas únicas e em bom estado de conservação alimentam esses tipos de estabelecimentos.

Não podemos falar desse tema sem mencionar a Stella McCartney, uma das marcas pioneiras da moda sustentável, que tem ações sustentáveis desde a sua criação. A grife é vegetariana e todos os produtos são feitos com tecidos de matérias-primas sustentáveis, como nylon e poliéster reciclados e algodão orgânico.

Portanto, o ecodesign visa amenizar os impactos decorrentes da exploração desenfreada do meio ambiente, aliando prioridades humanas e relações de negócios.

Diferenças de moda consciente e moda sustentável
a moda sustentável tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental no planeta. Isso pode ser feito através de processos e produção ecológicos. A moda sustentável depende muito dos seus criadores, já a moda consciente depende dos consumidores.

Os 5 pilares da moda sustentável

  • Recusar. O conceito de fast fashion tem ficado para trás. ...
  • Reduzir. Outro pilar é a redução do consumo desnecessário. ...
  • Reusar. ...
  • Reciclar. ...
  • Compostar. ...
  • Responsabilidade compartilhada. ...
  • Incentivo à empresa a seguir com boas práticas. ...
  • Impacto real no futuro do planeta (e das crianças)

O algodão orgânico é produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, que tende a ser melhor do que a convencional, pois não utiliza agrotóxicos e pesticidas – o que diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano.

O brechó é um negócio direcionado à compra e venda de artigos usados, principalmente produtos relacionados ao vestuário masculino, feminino e infantil. É uma das mais antigas atividades comerciais.

Moda circular: 4 Dicas para começar a praticar

  1. Pesquise sobre os princípios e modo de produção das marcas. ...
  2. Prolongue a vida útil das suas roupas. ...
  3. Dê preferência a peças usadas. ...
  4. Pratique o upcycling.

O que é upcycling: conheça a origem desse termo
O conceito de upcycling não é exclusivo do mundo da moda, embora seja aplicado a essa área. O upcycling trata de dar um novo uso a materiais que seriam levados ao lixo. A prática surge com o objetivo de ampliar o ciclo de vida desses itens.

A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera. Esse dado faz com que as mesmas fiquem classificadas como as segundas mais poluentes de todo o mundo, ficando atrás apenas do setor petrolífero. Existe até um deserto de roupas descartadas no Chile!

Roupas sustentáveis são peças produzidas com materiais que geram o menor impacto possível à natureza, além de contarem com boa expectativa de durabilidade e respeitando uma lógica de trabalho ética, em respeito aos colaboradores.

Enquanto o Ecodesign foca realmente no impacto ambiental, o Design Sustentável trata de todos os pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Ou seja, há um equilíbrio entre a ecologia em si, a economia e o lado social da produção.

Você sabe o que é ecodesign? O termo diz respeito a um padrão de design voltado à preocupação ambiental. Essa concepção teve origem com o designer austríaco Victor Papanek, por meio da publicação do livro Design For The Real World, lançado em 1971 e que até hoje é considerado um “manifesto” da área.

Os exemplos de ecodesign abrangem bens de consumo tão diversos como móveis biodegradáveis, louça de vidro reciclado, xícaras de café comestíveis, escovas de dentes e óculos de sol de bambu, roupa e calçados feitos com plástico oceânico e até joias de ouro ecológico.

Nosso lixo têxtil, consequência da lógica da moda descartável, leva cerca de 200 anos para se desintegrar. E as consequência dessa indústria de fast fashion vai além do descarte. De acordo com relatório da ONU responsável por 20% do total de desperdício de água globalmente.

O conceito surgiu da palavra revogar e faz um pedido para que a roupa tenha a chance de ser algo novo. A coleção também vem para criar um novo olhar sobre a periferia, e tem por objetivo escancarar todas as belezas e potências deste lugar, que emana vida, cultura e arte.

Já os piores, são o algodão, que apesar de ser uma fibra natural e biodegradável, está na lista dos piores pela quantidade de água que é necessária para a sua produção, os materiais sintéticos, como o poliéster, nylon ou acrílico, por não serem biodegradáveis e por serem produzidos com petróleo, e materiais derivados ...

Última atualização em 13 de junho de 2022, 13h30. Com um mercado internacional que cresce cerca de 11,4% ao ano, com expectativa de faturamento de US$ 1 trilhão em 2025, a indústria da moda é o segmento com maiores resultados no e-commerce B2C, com vendas chegando a US$ 525 bilhões por ano.

Para desenvolver um metro quadrado do couro de abacaxi são necessárias 480 folhas da fruta. Depois de recolhidas, as fibras vão para a Espanha onde ocorre a transformação de fibra em tecido. Uma das principais vantagens deste produto está em evitar mais crueldade animal para produção de couro.

Continuar lendo