O que é esmegma e como tratar?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O esmegma é uma secreção natural do pênis. Trata-se de uma substância branca e de textura oleosa que pode se acumular sobre o prepúcio e deve ser limpada corretamente. Alguns problemas, como a fimose, por exemplo, tornam o processo de higienização da glande mais dificultoso.

O estreitamento no prepúcio impedindo a exposição da glande (fimose) pode resultar em dificuldade de manter uma higiene adequada e acarretar acúmulo de esmegma.

Adicionalmente Clotrimix® creme é indicado para o tratamento de infecções dos órgãos genitais externos da mulher e áreas próximas, causadas por leveduras (vulvite por fungo do gênero Candida); e, no homem, inflamações da glande e prepúcio do pênis causadas por leveduras (balanite por fungo do gênero Candida).

É importante dedicar atenção à lavagem de calcinhas. “De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia.

Esse é um cheiro ácido, mas que não é desagradável. Já o esmegma — uma espécie de secreção grossa branca ou amarelada (como uma cera) que fica entre os grandes e os pequenos lábios vaginais – nada mais é do que resto de células mortas, de suor e de gordura natural do corpo.

As glândulas de Tyson excretam substâncias que protegem e funcionam como lubrificante natural do órgão genital masculino. O acúmulo desse sebo dá origem ao esmegma, secreção esbranquiçada que às vezes se acumula no pênis.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

A “massinha" branca encontrada no bebê é uma secreção normal do pênis, chamada esmegma. Nesta fase, é natural que o prepúcio esteja fechado e os pais não conseguem limpar a secreção. No entanto, o acúmulo de esmegma pode trazer problemas e a criança deve ser acompanhada por um médico uropediatra.

Está associada a diversas causas e é mais frequente em homens portadores de fimose. Os principais fatores de risco incluem: Falta de higiene na genitália, diabetes, obesidade, baixa imunidade e uso recorrente de antibióticos.

Em pessoas com candidíase de repetição e sem o prepúcio aderido não há indicação de procedimento cirúrgico. O uso de agentes tópicos como cetoconazol ou clotrimazol usados 3 a 4 X ao dia por 14 dias costumam resolver, desde que acompanhados de higiene adequada com exposição da glande e uso de preservativo.

Balanite: tratamento
Já as pomadas corticoides são prescritas para reduzir a inflamação e os demais sintomas. Enquanto os antibióticos são prescritos quando a balanite foi causada por uma infecções por bactérias, como no caso de doenças sexualmente transmissíveis.

Balanopostite infecciosa
Inflamação causada por fungos, principalmente o Candida albicans, ou por bactérias e vírus. Esse tipo também está relacionado com ISTs, especialmente ao HPV.

— A melhor maneira de fazer a higienização do pênis é arregaçar sempre o prepúcio, a pele que encobre a cabeça do pênis, puxá-la para trás, lavar com água e sabão neutro, de preferência, ou sabão de coco. Se não tiver disponibilidade, sabão líquido.

Duas ginecologistas ouvidas pelo g1 alertam: a melhor combinação para lavar a vulva (parte externa do órgão sexual feminino) é sabonete neutro e água.