O que é ESP e ASR?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 19 de maio de 2023
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para aprimorar a segurança e dirigibilidade, como o trio de salva-vidas eletrônicos formado pelo sistema antitravamento dos freios (ABS), controle eletrônico de tração (ASR) e programa eletrônico de estabilidade (ESP) – este último passará a ser obrigatório para 100% dos veículos leves novos no Brasil em 2022.

Um deles é o ESC ou ESP, o controle de estabilidade. Quando o dispositivo de segurança é desligado, aparece uma luzinha de alerta no painel com o desenho da traseira de um carro e com as marcas de um zigue-zague pela estrada, ou seja, cuidado pois o carro está sem esse controle e poderá derrapar numa curva.

Desligá-lo só em caso de superfícies cobertas de neve ou areia, ou para fazer drifting.

ASR, da sigla em inglês “Anti Slip-Regulation”, corresponde ao controle de tração do veículo. Esse sistema, também chamado em alguns locais de TCS, da sigla em inglês “Traction Control System”, tem como função controlar uma série de mecanismos para que o automóvel não perca o controle por excesso ou falta de tração.

Quando presente, essa tecnologia está indicada no painel de instrumentos do carro. Pode ser pela sigla ESP, ou por um ícone que representa um carro derrapando. Nesses casos, há também um botão no painel, de tipo “ESP off”, que permite desligá-lo.

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

Controle de tração x controle de estabilidade
O TCS é acionado através dos freios ABS, evitando assim o giro em falso de uma ou mais rodas de tração do automóvel. É uma tecnologia especialmente benéfica em pisos molhados e escorregadios, uma vez que ela ajuda o motorista a não perder o controle nessas situações.

O controle de estabilidade ou o electronic stability program, como também é chamado internacionalmente, funciona quando detecta algum desvio na trajetória do volante. Isso acontece através de seus sensores que quando necessário, aciona os freios individualmente por meio de atuadores hidráulicos.

O sistema de controle de tração também é acionado em situações de aquaplanagem na estrada e sobre terrenos com presença de neve ou gelo. Sempre que o controle é acionado uma luz que indica o seu funcionamento vai aparecer no seu painel de controle.

ABS off-road
Melhora a ação dos freios em terrenos não pavimentados. A roda trava por alguns instantes antes do ABS agir, fazendo com que um pouco de terra acumule na frente do pneu. Isso cria uma resistência maior e aumenta a eficiência na frenagem, diminuindo consideravelmente a distância de parada.

Como o próprio nome diz, o controle de tração monitora a força passada às rodas que tracionam o veículo, impedindo-as de girar em falso e patinar, situação que pode levar à perda de controle do veículo.

E aí que entra outra sigla importante: BAS. Do inglês, Brake Assist System, que significa sistema de assistência à frenagem. A principal função desse item é extrair o máximo do ABS, garantindo alta pressurização do sistema hidráulico, mesmo que o condutor não aperte o pedal com a força necessária.

Os controles de estabilidade e tração usam sensores para identificar situações que indicam que o motorista poderá ter problemas na direção do veículo. Se isso acontecer, o controle de estabilidade (ESC) e o de tração (ASR) entram em ação e atuam no freio de uma ou mais rodas, mantendo a trajetória do veículo.

Como funciona a tração automática? A tração automática consiste em um par de engrenagens, presentes nos automóveis de 4×4. Em que o condutor pode acionar para multiplicar a força das rodas, seja apenas na parte da frente ou na parte de trás. Ela pode ser acionada por botões ou alavancas, dependendo do veículo.

A maioria dos automóveis com ESP traz um botão para desligar o equipamento, geralmente identificado com as três letras e a palavra inglesa off (desligar).

Também conhecido como TCS, do inglês Traction Control System, o recurso evita o giro em falso de uma roda ou mais. Para funcionar, o sistema reduz o torque na roda que está perdendo a tração, por meio de ação sobre os freios ABS. A tecnologia, em geral, é associada ao controle de estabilidade.

É um sistema eletrônico que atua juntamente com o sistema de freios ABS, proporcionando uma condução mais segura e menor desgaste dos pneus. Na prática, ao acionar essa tecla, você estará pausando o sistema.

Com eles é possível evitar ou minimizar a gravidade de atropelamentos e colisões, mesmo que o motorista esteja distraído.

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