O que é Esquizocelia e Enterocelia?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

ESQUIZOCELIA = O celoma é formado por células do mesoderma, ocorre uma fissão. ENTEROCELIA = O celoma é formado, no espaço interno criado pela expansão das bolsas oriundas do arquênteron, ou seja células do arquênteron. Então ocorre uma expansão e o celoma não é formado por células do mesoderma.

Os celomas verdadeiros possuem a face interna da parede do corpo e a face externa da parede intestinal envolvidas pela mesoderme, a cavidade geral do corpo é um celoma verdadeiro, a exemplo dos vermes segmentados, como os artrópodes, os moluscos, os equinodermos e os cordados.

A partir dessa característica, os animais triblásticos podem ser organizados em três grupos: celomados, acelomados ou pseudocelomados.

A mais importante vantagem da existência de um celoma é que os órgãos estão situados dentro de um invólucro flexível, no qual podem funcionar sem ter que resistir a pressões dos músculos circundantes.

- Esquizocélicos - forma-se nos tipos de gastrulação por epibolia, em ovos como os dos Moluscos e Anelídeos. Formam-se inicialmente duas massas de blastómeros na zona limite entre a ectoderme e a endoderme rodeando o blastóporo.

O celoma é uma cavidade corporal presente em animais triblásticos e está localizado no interior da mesoderme. Sua formação ocorre quando, no desenvolvimento embrionário, a mesoderme se divide em dois novos folhetos, um que acompanhe a ectoderme e outro que acompanha a endoderme.

Celoma pode ser definido como uma cavidade revestida pela mesoderme. É nessa cavidade que serão alojados os órgãos internos do animal. Os animais que não possuem essa cavidade são chamados de acelomados. Um exemplo de acelomados são os platelmintos.

Acelomado é a designação de um grupo de animais, atualmente sem valor sistemático, que segundo uma antiga classificação, com base embriológica, é constituído pela endoderme e pela ectoderme, pelo que os animais com esta característica se designam diblásticos ou diplobiontes.

Os animais acelomados, como os platelmintes, não possuem celoma; os animais pseudocelomados, como os nematodes, possuem um pseudoceloma; os animais celomados, como os anelídeos, possuem celoma.

Celoma – tem a cavidade corporal totalmente envolvida por uma mesoderme. Aceloma – não possui celoma, ou seja, a sua cavidade corporal não é envolvida por uma mesoderme. Pseudoceloma – tem uma parte da cavidade corporal que é envolvida pela mesoderme e a outra parte que é envolvida pela endoderme.

Em embriologia, o blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva (ou arquêntero) com o meio externo. Ele surge na fase embrionária gástrula, quando começa a diferenciação celular.

A ectoderme é a camada embrionária que dará origem aos componentes do sistema nervoso. No final da fase de gastrulação, inicia-se a formação da placa neural, na zona dorsal da ectoderme, na qual, já no decurso da organogénese, se formarão o notocórdio e o tubo neural.

Os animais segmentados são aqueles considerados como tendo órgãos que foram repetidos, ou que possuem um corpo composto de unidades auto-similares, mas geralmente são as partes de um organismo que são referidas como sendo segmentadas.

Triploblástico é uma designação para os animais que apresentam um terceiro folheto embrionário denominado mesoderme que se forma na gastrulação, originando os tecidos dos sistemas muscular e circulatório, das glândulas endócrinas e gônadas, em contraposição com os diblásticos, que só apresentam ectoderme e endoderme.

Os animais diblásticos são aqueles que apresentam apenas dois, a ectoderma e a endoderma. Já os animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os cnidários são exemplos de animais diblásticos e os cordados são exemplos de animais triblásticos.

Os animais protostomados apresentam uma boca originada a partir do blastóporo. Nos deuterostomados, o ânus origina-se do blastóporo, e a boca origina-se de uma segunda abertura. O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos.

São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas).

Continuar lendo