O que é estar por um fio?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Desta história surgiu a conhecida expressão “estar por um fio”, que significa estar em uma condição instável e perigosa.

Em bom português: repetição de uma ideia com palavras diferentes.

Seguidamente, sem interrupção, sem descanso.

O mais comum é utilizar o fio em instalações mais simples e em quadros elétricos porque esse material é rígido e não pode ser dobrado sob pena de interromper a corrente elétrica. Já cabo é indicado para tipos variados de instalações. Isso em função de sua flexibilidade e facilidade de manuseio.

Fio A (relacionado aos custos vinculados com manutenção e operação de linhas de transmissão). Fio B (custos da rede de distribuição. É calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica com base nos custos das concessionárias).

interj. (1) Empregada para animar a que bebam as vacas. (2) Empregada para animar a beberem as cavalgaduras, à que lhe acrescentam: bebe-a se queres que outra não tens.

Ser fora da curva significa fazer mais do que o esperado. Significa que você vai dar o seu melhor. Significa, também, muito trabalho.

Aquele que, em razão de uma característica especial, se distingue dos demais, dentro de uma mesma categoria.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas de tempo variadas: “horas a fio”, “dias a fio”, “semanas a fio” etc.

Significado de Anos
Anos é o plural de ano.

A construção correta é cento e um anos. O nome ano vai para o plural, concordando, em número, com o numeral cardinal «cento e um» (cem anos mais um). cartuchos ou cartuxos? «Preciso de cartuchos para a impressora» ou «Preciso de cartuxos para a impressora»?

Qual é o melhor para instalações elétricas residenciais: fios ou cabos? Geralmente, os fios condutores são mais comuns em quadros elétricos e instalações mais simples, já os cabos são mais versáteis e flexíveis, por isso, cabem em qualquer instalação.

O que diferencia cabos e fios elétricos
Nesse aspecto já temos uma diferença: o fio é feito por um único filamento, portanto, não pode ser dobrado. Por outro lado, o cabo é formado por muitos finos filamentos, garantindo mais flexibilidade ao material. Então: quantos mais fios dentro de um cabo, mais flexível ele será.

Quanto maior a bitola, maior a capacidade de corrente elétrica. Por exemplo, bitolas de 1,5 mm² são indicadas para circuitos com corrente máxima de 15,5 ampères. Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères.