O que e esterilização a seco?

Perguntado por: lramos2 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A esterilização com calor seco é feita por meio da criação de uma estufa, flambagem ou incineração, que são ideais para limpeza de itens que podem ser danificados pelo calor úmido, como materiais termossensíveis ou que oxidam na água.

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:

  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

A estufa de esterilização e secagem trabalha com calor seco e por isso é ideal para esterilizar instrumentos cirúrgicos, odontológicos, médico e laboratorial.

Os processos de esterilização mais utilizados são a Autoclavagem (vapor), Óxido de Etileno e Radiação Gama.

A esterilização com calor seco é feita por meio da criação de uma estufa, flambagem ou incineração, que são ideais para limpeza de itens que podem ser danificados pelo calor úmido, como materiais termossensíveis ou que oxidam na água.

Calor seco

  • Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte. É o ideal para vidros, metais, algumas gorduras e substâncias em pó.
  • Desvantagens: O material deve ser resistente a variação da temperatura. Não esteriliza líquidos.

Mesmo que ambas possuam funcionalidade semelhante, a principal diferença entre a estufa e a autoclave está no seu funcionamento. Enquanto a autoclave utiliza do calor, pressão e umidade para mortificar os microrganismos, a estufa faz esse caminho utilizando o calor seco, por meio da oxidação.

Este método consiste no uso de uma autoclave, que é um equipamento fechado capaz de produzir e manter vapor de água sob alta pressão e temperatura. A autoclave permite a esterilização eficiente e segura de instrumentos cirúrgicos, materiais têxteis, vidrarias e outros objetos que suportam altas temperaturas e pressão.

O calor seco elimina os microrganismos também por processo de oxidação. O calor úmido na forma de vapor tem o maior poder de penetração e eliminar as formas vegetativas dos procarióticos, vírus e fungos e seus poros.

A principal diferença é o método utilizado para esterilizar os materiais. Enquanto a autoclave utiliza vapor sob pressão para alcançar altas temperaturas e matar os micro-organismos, a estufa de esterilização usa calor seco.

Tipos de embalagens para esterilização de materiais hospitalares

  • Papel Kraft. O uso do papel kraft como embalagem para esterilização é proibido pela Anvisa, segundo a RDC15/2002. ...
  • Brim (algodão) ...
  • Papel Crepado para esterilização. ...
  • Papel Grau Cirúrgico. ...
  • Tecido SMS para esterilização. ...
  • Conclusão:

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. 3. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

40 minutos

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

160 ° C

O tempo de aquecimento seco para a esterilização é, em média, de 120 minutos a 160 ° C.

Este processo causa a destruição dos microrganismos fundamentalmente por um processo de oxidação, ocorrendo uma desidratação progressiva do núcleo das células. Alguns autores afirmam que materiais contaminados pelo vírus da hepatite, devem ser submetidos à temperatura de 170O C por 2 horas.

O processo de esterilização dos instrumentais engloba etapas que vão desde a lavagem profunda com detergente enzimático e escova; enxágüe em água corrente; inspeção visual; secagem; envelopagem com papel grau cirúrgico (ou outros, preconizados pela legislação) e data da esterilização, sendo esta valida por sete dias; ...

Art. 92 Não é permitido o uso de estufas para a esterilização de produtos para saúde.

A autoclave é um tipo de tanque aquecido hermeticamente fechado, usado para processos químicos. Graças às paredes grossas dentro de sua câmara, a alta pressão pode ser mantida, e é fundamental para aplicar uma temperatura mais elevada, o que garante uma esterilização mais eficaz.