O que é estímulo discriminativo e estímulo Delta?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Portanto, definimos como discriminativo o estímulo que nos indica que se tivermos um determinado comportamento, obteremos um reforço; e delta é o estímulo que nos indica que se tivermos esse comportamento, não haverá nenhum reforço.

Relação do estímulo discriminativo com o estímulo delta
Quando um estímulo está associado à ausência de reforço, trata-se então da condição de estímulo delta, uma vez que indica que o reforço provavelmente não estará disponível (se vou à uma loja de roupas, não posso comprar pão).

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

São exemplos de tipos de estímulos captados pelo sistema sensorial: toque, pressão, temperatura, substâncias químicas, luz e dor.

Classe de estímulos equivalentes pode ser definida como um conjunto de estímulos que são substituíveis ou intercambiáveis em certos contextos e apresentam as propriedades de reflexividade, de simetria e de transitividade.

Os ensinos discriminativos programados, envolvendo estímulos convencionais como figuras, palavras ditadas e palavras impressas, foram: 1) discriminação simples (DS), 2) discriminação simples com reforçamento diferencial e específico (DS+RE), 3) discriminação condicional (DC), 4) condição não tratamento (controle).

Estímulos discriminativos (SD)

Nas palavras de Skinner (1938), “a discriminação é o acúmulo das pequenas diferenças que são em si mesmas propriedades do comportamento original do organismo” (p. 170). Spence (1936) parte de princípios semelhantes aos de Skinner (1938) para discutir a natureza do estabelecimento da discriminação.

Uma classe de respostas estabelecida por reforço diferencial, consideradas as propriedades do estímulo presente na ocasião do reforço, é chamada “operante discriminado”, ou seja, um operante definido, em parte, por estímulos discriminativos (Catania, 1999).

Dentre as variáveis destacam-se a intensidade, seleção e ordem dos exercícios, intervalo de recuperação, velocidade do movimento e frequência.

Refere-se ao controle de estímulos; “Porque nos comportamos diferentemente na presença de estímulos diferentes?” “Porque nos comportamos de maneira semelhante em momentos distintos da vida?” Utilidade: alfabetização, programas de ensino, distúrbios comportamentais.

A Análise do Comportamento com seu corpo teórico se propõe a investigar tais eventos considerados complexos entendendo que para tal é necessário se observar a relação entre uma classe de respostas em relação a uma classe de estímulos. Conhecemos essa área de conhecimento como “Controle de Estímulos”.

O delta é um valor utilizado no método de Bhaskara para calcular raízes de equações do segundo grau; também pode ser utilizado para expressar diferenças. Esta questão está relacionada com equação do segundo grau.

O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).

De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, os comportamentos são obtidos pelo reforço – estímulo do comportamento desejado. O papel do professor é criar ou modificar comportamentos para que o aluno faça aquilo que o professor deseja.