O que é estresse mental?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Descrição: É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. Isso deixa o indivíduo em “estado de alerta” e em condições de reagir.

Fase de exaustão: esta é a fase em que o organismo capitula aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os calmantes naturais são uma boa opção para ajudar a combater o estresse.

  1. Xarope da maracujá e erva limeira. ...
  2. Suco de maçã, Kiwi e hortelã ...
  3. Chá preto. ...
  4. Banho aromático. ...
  5. Suco de alfafa.

A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.

Mas existem diferentes tipos de estresse, cada um com suas próprias consequências físicas e mentais.
...
Os 3 tipos de estresse são:

  • Estresse agudo.
  • Estresse agudo episódico.
  • Estresse crônico.

O estresse passa por um processo de desenvolvimento até chegar ao esgotamento físico e mental. Existem quatro fases do estresse. São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

"O estresse favorece a elevação da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o aumento dos níveis de gorduras e açúcar no sangue, assim contribuindo para o surgimento de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares", afirma a médica nefrologista Caroline Reigada.

Fazer exercícios e conversar são os remédios mais comuns, mas há mais opções

  1. Respiração diafragmática. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera. ...
  2. Relaxamento muscular progressivo. ...
  3. Visualização positiva. ...
  4. Rir e sorrir. ...
  5. Yoga e pilates.

É importante distinguir os conceitos: Ansiedade: antecipação a uma ameaça futura. Medo: resposta emocional a uma ameaça real ou percebida. Estresse: resposta física a um estímulo.

As pessoas que vivem uma situação de estresse podem apresentar, também, irritabilidade e confusão.

A 7 alternativas de chá para estresse

  1. Camomila. A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. ...
  2. Capim-limão. O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. ...
  3. Maracujá ...
  4. Valeriana. ...
  5. Mulungu. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Lavanda.

Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.

8 calmantes naturais para aliviar o estresse

  • Camomila com hortelã A camomila tem ação calmante do sistema digestivo e nervoso, de modo a contribuir para a diminuição do nervosismo e do estado de agitação. ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Mas como o estresse causa dor de cabeça? Isso acontece porque, quando exposto às situações que provocam estresse, como a raiva, dor, ansiedade ou cansaço em excesso, o cérebro se depara com um nível muito alto de adrenalina, hormônio responsável pelo aumento da pressão arterial.