O que é ética no atendimento ao cliente?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A ética no atendimento ao cliente nada mais é do que um conjunto formado pelos princípios morais de uma empresa. Fazem parte desses valores morais, o comportamento e as ações que a companhia tem como norte e que devem ser aplicados tanto em suas relações com seus consumidores como no ambiente interno.

O atendimento ao cliente consiste em prestar toda assessoria ao seu consumidor: antes, durante e após a compra. Isso quer dizer que todo o relacionamento estabelecido desde o primeiro contato, indo da apresentação da empresa ao cliente ao pós-venda, abrange o processo de atendimento.

ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL
Nesse sentido, ser ético profissionalmente é contribuir para o bom andamento das atividades e beneficiar o clima organizacional de forma sadia e harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador desenvolve suas tarefas com mais confiança, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Tipos de ética
Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. O comportamento ético está fundamentado em seu objetivo, em sua finalidade. Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé. Os princípios éticos e a orientação para as ações humanas encontram-se explicados na Bíblia.

Uma pessoa que tem éticas nas vendas é sempre empática: sabe colocar-se no lugar do outro. O outro, no caso, o cliente, o prospect que está negociando. Trata-se de se posicionar no mesmo lugar da pessoa que sofrerá com seus atos. E aí, fica fácil responder: você seria antiético com você mesmo.

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais

  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação.

Um bom atendimento ao cliente é aquele que oferece uma ótima experiência em todas as etapas do funil. Ou seja, antes, durante e depois da compra. Ele engloba não só a cordialidade e a eficiência dos agentes, mas também a eficácia e a disponibilidade de diferentes canais.

Entre elas destacam-se:

  • Honestidade. Entre as características e valores morais que compõem o comportamento ético, ser honesto faz parte delas, mesmo em situações em que você será prejudicado. ...
  • Respeito. ...
  • Valores. ...
  • Integridade. ...
  • Solidariedade.

Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.

A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.

Tipos de ética

  • Ética racionalista. ...
  • Ética teleológica. ...
  • Ética teológica ou cristã ...
  • Ética deontológica. ...
  • Ética utilitarista. ...
  • Ética na Idade Média. ...
  • Ética Moderna. ...
  • Ética contemporânea.

Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

Como por exemplo, ser honesto, cumprir e respeitar as regras, normas, cultura, contrato, tarefas, respeitar a todos, ter senso coletivo e respeitar e preservar o espaço físico em que trabalha.

Os valores de um indivíduo podem ser definidos como ações e atitudes que uma pessoa realiza em seu dia a dia. Sendo assim, a ética profissional preza por colaboradores que tenham bons valores pessoais, como respeito, devoção, empatia e dedicação.

Podemos entender como a ética está ligada à ação e padrões de comportamento das pessoas na sociedade, ou seja, é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo ou errado.

Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa. As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.