O que é evolução e Diversidade?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

A evolução biológica corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. A atual diversidade de seres vivos é resultado de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes, constituindo a evolução biológica.

Na biologia, Evolução (também conhecida como evolução biológica, genética ou orgânica) é a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.

Evolução significa aperfeiçoamento, crescimento ou desenvolvimento de uma ideia ou de um sistema. A evolução biológica consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo das gerações.

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Diversidade Biológica ou Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos do planeta. Refere-se à variedade dos reinos, filos, classes, ordens, famílias, gêneros e espécies, assim como a populações e comunidades específicas, incluindo toda a fauna e flora terrestres.

Por aqui já viveram outras espécies, outras formas, outros habitantes. E se voltarmos muitos e muitos milhões de anos, lá no início da vida, nós poderíamos encontrar o ancestral comum a todos os seres vivos que surgiram posteriormente. É na evolução biológica que reside a explicação para tanta diversidade.

Entre as teorias evolutivas existentes, algumas merecem destaque: o Lamarkismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.

8 Exemplos da evolução em ação

  • 1 – Mariposa. ...
  • 2 – Lagarto australiano. ...
  • 3 – Mexilhões e caranguejos. ...
  • 4 – Lagartixa italiana. ...
  • 5 – Sapo-cururu. ...
  • 6 – Tentilhões. ...
  • 7 – Borboleta lua-azul. ...
  • 8 – Evolução em laboratório.

A evolução pessoal é um processo contínuo de crescimento e mudança de um indivíduo. É essencialmente a jornada interna de autodescoberta; um conceito que pode ser encontrado em quase todas as religiões e filosofias do planeta. Essencialmente, envolve aprender a ser melhor como pessoa e como humano.

Etimologicamente, este termo tem origem no latim evolutio, que significa o desdobramento de alguma coisa (antigamente os pergaminhos). O sentido de evolução como processo biológico de transformação só surgiu no século XIX.

Futuyma diz, em seu livro Biologia Evolutiva, que “a Evolução Biológica é a mudança das propriedades das populações dos organismos que transcendem o período de vida de um único indivíduo.

A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.

A teoria da evolução foi também fundamental para a consolidação da Biologia enquanto ciência [8], pois ao postular que os seres vivos são relacionados entre si por provirem de um ancestral comum, áreas que antes eram consideradas independentes passaram a integrar a Biologia como forma de explicar e compreender a ...

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Essa teoria considera que as mutações, combinações gênicas, e seleção natural são os fatores principais que culminam na evolução; sendo as combinações gênicas consequências da segregação independente dos cromossomos, e permutações que ocorrem durante a meiose.

Evidências da evolução: anatomia, biologia molecular, biogeografia, fósseis e observação direta.

A evolução dos hominídeos para o homem foi extremamente rica em transformações: arborícola para terrestre, dieta vegetariana para aumento da dieta de carne, uso de ferramentas para confecção de ferramentas e outras mais.

Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa etc.