O que é Fagofobia?

Perguntado por: uduarte2 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O transtorno, chamado de fagobia, é uma condição psiquiátrica associada à ansiedade em que a pessoa desenvolve o medo de engolir alimentos sólidos, líquidos e até comprimidos. Após procurar ajuda médica e estudar mais sobre o assunto, Edivana explica o que pode ser o gatilho para o transtorno.

O tratamento deve ser interdisciplinar, com ênfase na reabilitação nutricional e acompanhamento psicológico (sobretudo com as técnicas cognitivo-comportamentais). Além disso, deve ser implementado o mais breve possível, em função das complicações clínicas associadas.

Considerado um transtorno de ansiedade, a chamada fobia da deglutição1 se manifesta pelo medo excessivo que uma pessoa tem de se engasgar ao ingerir alimentos. Os pacientes diagnosticados com o problema relatam sentir dificuldades para engolir.

Prevenção da disfagia

  1. Praticar uma boa higiene oral. Manter uma boa higiene oral pode ajudar a prevenir infecções que podem afetar a deglutição.
  2. Evitar alimentos duros ou crocantes. Alimentos duros ou crocantes podem ser difíceis de engolir e aumentar o risco de engasgar.
  3. Evitar o consumo de álcool ou tabaco.

A neofobia refere-se a um medo avassalador de alimentos novos ou desconhecidos; 'neofobia' refere-se especificamente ao medo do novo.

Causas da Neofobia Alimentar:
Práticas alimentares restritivas, além de características culturais e socio-demográficas que levem a monotonia alimentar; Emoções negativas associadas à exposição ao alimento podem contribuir para recusas alimentares na infância, adolescência e vida adulta.

A disfagia pode ocorrer por um obstáculo físico à passagem dos alimentos pela orofaringe ou pelo esôfago, ou por doenças neurológicas ou musculares que façam com que o deslocamento do bolo alimentar pelo esôfago ou orofaringe fique prejudicado.

Disfagia pode aparecer na ansiedade, na depressao e nos quadros conversivos. Entretanto, embora se saiba que alteraçoes orgânicas podem estar associadas a estes quadros, eles freqüentemente passam desapercebidos.

É recomendado que a pessoa procure ajuda de um psicólogo, para tentar entender melhor essa situação tanto de medo como de fobia, assim esse profissional irá ajudar a trabalhar essa questão e possivelmente fazer com que a pessoa enfrente aquilo que lhe causa desconforto.

Peixes, carnes magras, leite e ovos
Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade. Ainda relacionado às fontes animais, os leites e os derivados podem fazer bem para as pessoas ansiosas.

Dificuldade para engolir é um sintoma ou sinal de alerta para uma série de doenças do sistema digestivo, respiratório ou da tireóide. A dificuldade para engolir é chamada também de disfagia ou deglutição acelerada e pode ser um grande incômodo, causando interrupção da alimentação devido a dor e desconforto.

O que é isso? A disfagia é o resultado de qualquer alteração ocorrida no processo de deglutição. A deglutição, por sua vez, é a nossa capacidade de engolir saliva ou alimento. A disfagia, então, nos impede de realizar a ação de engolir de forma plena.

A maneira mais indicada para solucionar o problema é procurar uma recomendação médica (tanto gastroenterologista quanto otorrinolaringologista). Podem ser realizados exames, como a endoscopia e a polissonografia.

Seja por dor ou por desconforto, a sensação de que a comida ou bebida ficou presa ou que machucou o local durante a passagem é bastante comum. E, na maioria das vezes, não traz nenhum risco à saúde. No entanto, esse sintoma merece atenção, pois pode estar relacionado a inúmeras condições ou doenças, algumas graves.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.

O problema costuma aparecer em pessoas com mais de 40 anos e as causas mais prováveis do desgaste da válvula gastroesofágica são maus hábitos alimentares, como o excesso de café, chocolate, álcool e também o cigarro.

Chamamos de disfagias orofaríngeas quando o problema é na via aerodigestiva alta (garganta) e nesses casos o especialista é o médico otorrinolaringologista.

Ter aversão a alguns tipos de alimentos é até normal,porém quando essa aversão começa a ser todos os alimentos, deixando você sem vontade de comer nada pode ser um distúrbio ou algum transtorno alimentar que é necessário um profissional que possa trabalhar o por que desse seu desinteresse pelos alimentos.

Daí a importância de procurar atendimento médico especializado. Outras doenças que provocam a diminuição de apetite incluem o diabetes, problemas renais, hepatite, hipotiroidismo, diversos tipos de câncer, pneumonia e meningite.

As aversões alimentares são caracterizadas pelas rejeições e repulsas a determinados alimentos e bebidas. As carnes são fontes de proteína e também apresentam boa disponibilidade de ferro.

Também conhecida como Transtorno Alimentar Seletivo (TAS), a seletividade alimentar mais severa se caracteriza por uma forte restrição à comida, desinteresse ou, até mesmo, rejeição ao momento das refeições e falta de apetite constante.

Continuar lendo