O que é falta de maturidade?

Perguntado por: lquaresma3 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Distúrbio do processo de amadurecimento de uma pessoa, que se manifesta por perturbações intelectuais, afetivas, emocionais ou psicomotoras. Também significa a falta de força de vontade de um ser, em crescer em suas atividades emocional e intelectual, fazendo que o mesmo acabe de tornado uma pessoa sem maturidade.

adjetivo Que ainda não chegou à maturidade; que não é maduro. Que, embora adulto, tem atitudes infantis; que se comporta de acordo com uma idade inferior a que possui; infantil. Precoce, antecipado: muitas das suas tentativas se frustraram por serem imaturas.

A imaturidade é a falta de maturidade emocional, ou seja, a incapacidade de lidar de forma equilibrada e saudável com as próprias emoções e as dos outros.

A maturidade pode ser subdesenvolvida em quatro segmentos: maturidade física, maturidade emocional, maturidade espiritual e maturidade afetiva.

As pessoas maduras sabem lidar com suas dependências, saúde e sucesso. É deve delas ter algo com que se orgulhar na vida. Pessoas maduras não dependem de outras pessoas para conseguir o que quer.

Para amadurecer, a pessoa tem que estar disposta a ultrapassar barreiras, tomar decisões e assumi-las, não fugir de suas responsabilidades, enfrentar desafios, identificar seus pontos fortes e fracos, superar-se. E não há dúvida de que, quanto maior o autoconhecimento, maior a evolução pessoal.

Significado de Maturidade
Estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo: maturidade comportamental, mental etc. Momento do que se encontra no último estágio do desenvolvimento; evolução: maturidade das artes plásticas. Comportamento ou modo particular da idade adulta ou madura: jovem com excesso de maturidade.

O dicionário Michaelis define maturidade emocional como o “desenvolvimento pleno da inteligência e dos processos emocionais; estado em que um indivíduo goza de plena e estável diferenciação e integração somática, psíquica e mental”.

Em um relacionamento maduro, o casal assume controle de suas vidas com consciência de fatores que podem realmente ser difíceis. Terão as ferramentas necessárias para tomar decisões corretas, sem perder tempo com questões secundárias e irrelevantes.

8 dicas extraordinárias para alcançar a maturidade emocional no relacionamento

  1. 1- Mantenha a calma. ...
  2. 2- Conheça seu parceiro. ...
  3. 3- Compreenda a relação. ...
  4. 4- Aceite as diferenças. ...
  5. 5- Seja realista. ...
  6. 6- Entenda sua responsabilidade. ...
  7. 7- Tenha momentos a sós. ...
  8. 8- Reconheça.

O itinerário e a maturidade cristã são etapas próprias da virtude da prudência que é fruto da maturidade psíquica, afetiva, física e espiritual. Uma pessoa madura na fé, que constitui maturidade na vida cristã, consegue integrar, consegue trabalhar a sua vida psíquica, afetiva, emocional, social, e espiritual.

De acordo com uma pesquisa feita com ingleses, o momento em que as pessoas realmente se tornam adultas sob o ponto de vista do comportamento gira em torno dos 30 e 40 anos de idade. Para homens, a idade madura começa aos 43 anos, enquanto, para mulheres, a faixa é dos 32.

Nem sempre a maturidade está ligada diretamente a idade da pessoa. Muitas pessoas acreditam que a maturidade está diretamente ligada a idade, mas não é bem assim. É perfeitamente possível que um jovem de 20 anos seja mais maduro que um adulto de 30. Cada pessoa amadurece em um tempo e de um jeito diferente.

Entende-se também que a maturidade vem, quando se para de dar desculpas e se começa a fazer mudanças. Maturidade é viver em paz com aquilo que não se pode mudar. Maturidade não depende de idade, mas, sim, de como se age e se pensa.

Maturidade significa “estado ou condição de ter atingido uma forma adulta e amadurecida”. Como explicamos, a maturidade é um termo amplo, ambíguo e que tem suas classificações designadas entre física, emocional, social, espiritual e financeira.

Amadurecer é um processo de crescimento. Madura é uma pessoa que cumpre as tarefas próprias de uma pessoa adulta. Como a maturidade é uma meta muito difícil de alcançar, no itinerário educacional se estabelece como objetivo, não a maturidade, mas o amadurecimento.

Imaturidade pode ser normal dentro de um determinado contexto e patológico em outro. Acredito que a situação precise ser melhor analisada para um diagnóstico mais preciso. Imaturidade é medo de crescer, ser adulto.

Traços das pessoas emocionalmente imaturas

  1. Pessoas egocêntricas. Entender que o mundo não gira ao seu redor é um grande passo no processo da maturidade. ...
  2. A dificuldade para assumir compromissos. ...
  3. Tendência de culpar os outros. ...
  4. Estabelecer laços de dependência. ...
  5. A irresponsabilidade na gestão do dinheiro.

Uma pessoa imatura pode ser manipuladora e egocêntrica. Sendo assim, se você for desabafar com ela, seja claro e assertivo — não agressivo. Diga o que espera das suas interações, mas não perca a paciência e nem o respeito. Em suma, deixe claro o que você espera e veja o que acontece.

A experiência de vida os torna atraentes, há uma “aura” misteriosa que pede para ser desvendada. Aparentemente, buscam relações mais estáveis e duradouras, afinal, uma das vantagens da idade é ter consciência daquilo que quer (ou não) em um relacionamento.

2 discernimento, cordura, circunspeção, equilíbrio, juízo, ponderação, prudência, razão, reflexão, responsabilidade, sensatez, senso, siso, tino. Estado de excelência e plenitude: 3 correção, excelência, perfeição, plenitude, primazia, primor, quilate.