O que é fazer análise?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Fazer análise, em suma, é se permitir passar por uma experiência discursiva no intuito de se perceber naquilo que se fala para dar luz ao sujeito que está alienado pelo discurso do Outro.

Benefícios de fazer análise
gera efeitos contínuos, pois cada aprendizado surte efeito mesmo com fim das sessões; equilibra a autoestima do paciente porque ele se sente capaz de resolver seus problemas; renova os comportamentos que a pessoa aprende durante a análise.

A análise psicanalítica é uma experiência de escuta que permite a investigação da do inconsciente, por meio do discurso livre em um ambiente analítico, de modo individual, com duração de tempo variável e indeterminado. É realizado por analistas que estudam, experimentam e praticam a vivência na clínica psicanalítica.

A palavra análise, com acento agudo, é um substantivo feminino, sinônimo de estudo e avaliação.

Entrar em análise é mudar de posição subjetiva: a pessoa para de referir suas queixas às cenas atuais de seu cotidiano e passa a se entender em uma “Outra Cena”, como dizia Freud.

O profissional trabalha em conjunto com o paciente para explorar e interpretar os padrões recorrentes, os sonhos, os lapsos de memória e outras manifestações do inconsciente, buscando compreender as origens dos conflitos e promover a resolução e o crescimento pessoal.

Para psicanalistas que trabalham na clínica e estão no início da atividade psicanalítica, os valores mais comuns das sessões variam de R$ 80,00 à R$ 120,00 e a jornada de trabalho, pode ocupar até 10 horas de atendimento por dia.

A Avaliação Psicológica nada mais é que um procedimento usado por profissionais da área da psicologia com o fim de avaliar a saúde psicológica de uma pessoa. A mesma é feita através de alguns instrumentos como testes, entrevistas, análise de dados e observações.

A análise de dados também pode ser usada para reduzir os riscos associados às decisões importantes. Isso pode incluir o uso de modelos de previsão para avaliar o risco financeiro de um novo investimento ou o uso de análise de risco para identificar riscos de segurança cibernética.

De modo geral, a psicanálise é indicada para qualquer pessoa que deseja se conhecer melhor. Lelah Monteiro, no entanto, esclarece que o tratamento deve ser mais incisivo para aqueles que lidam com depressão, problemas no relacionamento, distúrbios sexuais, transtornos alimentares, sentimentos de desajuste e fobias.

A abordagem analisa como as pessoas podem encontrar a felicidade e a satisfação com a vida através da cura de seus problemas emocionais. O psicólogo estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos pacientes em busca de qualidades, talentos e habilidades. Deste modo, os aspectos positivos são sempre o foco.

1 exame, estudo, investigação, pesquisa, observação, ensaio, diagnóstico, balanço, check-up, checape, exploração, verificação, reconhecimento, inspeção.

Para uma correta compreensão e interpretação do texto, siga os seguintes passos:

  1. 1) Leia lentamente o texto todo. ...
  2. 2) Releia o texto quantas vezes forem necessárias. ...
  3. 3) Sublinhe as ideias mais importantes. ...
  4. 4) Separe fatos de opiniões. ...
  5. 5) Retorne ao texto sempre que necessário. ...
  6. 6) Reescreva o conteúdo lido.

1 examinar, investigar, explorar, pesquisar, estudar, observar, averiguar, verificar, sondar, procurar, perscrutar, perquirir, escrutar, escrutinar, ver, ler, vasculhar, esgravatar, escarafunchar.

Geralmente, as sessões têm um tempo de duração dde 50 a 70 minutos, dependendo do rítimo, da importância e do valor que ela está tendo. Caso isso te deixe angustiado(a), faz-se necessário conversar isso com seu analista, para que ele possa trabalhar de uma outra forma.

Se no curso de uma análise, o analisante descobre que quer ser analista, que existe uma “vontade de ser analista”, ele deverá levar essa tarefa adiante fora da análise – num agrupamento, numa instituição, numa escola de psicanálise, com uma transferência de trabalho.

Diferença entre psicanalista e psicólogo
O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise. Ter uma graduação é requerimento para se especializar em psicanálise, por isso, psicólogos também podem ser psicanalistas.

O psicanalista é o profissional que faz a terapia com a abordagem psicanalítica. Por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, o psicanalista pode encontrar a origem dos problemas psicológicos e ajudar a amenizar os sofrimentos psíquicos.

A psicanálise pode trazer muitas vantagens para a vida do paciente, que precisa estar disposto ao enfrentamento do desafio que é olhar para dentro de si mesmo. A análise tem a vantagem de beneficiar a conquista do amadurecimento emocional e promover o autoconhecimento.