O que é Fê-lo?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

"Fê-lo(a)" refere-se à terceira pessoa do singular. "Você" não é a terceira pessoa do singular.

Bem, “Fi-lo porque qui-lo” significa “Fiz porque quis”. Em 1961, ao ser questionado sobre o motivo da renúncia, Jânio teria respondido “Fi-lo porque qui-lo.”, ou seja, ele fez porque quis e ponto final.

Significado de Ei-lo
contração Utilizado na primeira pessoa do discurso para mostrar ou indicar ao ouvinte aquilo que está próximo, num determinado tempo: eis o homem que faltava: ei-lo aqui.

Fá-lo ou faz-lo
A forma verbal faz, quando conjugada com pronome oblíquo átono em ênclise, perde a sua consoante z final e é acentuada com acento agudo na vogal a: fá-lo. Também o pronome oblíquo sofre alteração de o para lo. Fá-lo equivale a faz o. Se vai fazer o trabalho, fá-lo bem, por favor!

Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.

Conjugação do verbo: fazer

  1. Presente. eu. faço. tu. fazes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. fazia. tu. fazias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. farei. tu. farás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. faça. que tu. faças. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. fizer. se tu. fizeres. ...
  6. Pessoal. eu. fazer. tu. fazeres. ...
  7. eu. faria. tu. farias. ele/ ela/ você

Usa-se a ênclise depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal nas locuções verbais em que o verbo principal esteja no infinitivo ou no gerúndio: Devo-lhe explicar o que se passou.

Os pronomes pessoais do caso oblíquo são: me, mim, te, ti, o, a, se, lhe, ele, ela, si, nos, nós, vos, vós, os, as, lhes, eles, elas. Eles são usados como objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial. Exemplos: Não te contaram a novidade?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Gênesis 13:1–18—Abraão e Ló dividem a terra. Gênesis 14:8–16—Ló é levado cativo e Abraão o resgata. Gênesis 18:16–33—Abraão pede ao Senhor que poupe as pessoas justas de Sodoma e Gomorra. Gênesis 19:1, 12–17, 24–29—Ló recebe anjos em sua casa e sua família é poupada da destruição.

adjetivo Que se saciou; saciada, satisfeita. Repleto de fastio, tédio e aborrecimento: estou farta das suas críticas. Etimologia (origem da palavra farta). Feminino de farto, "completamente satisfeito".

No evangelho de hoje, de Lucas 17,20-25, nós vemos que alguns homens piedosos do seu tempo, perguntaram a Jesus “sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: 'O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós'”.

Sei que a forma correcta do futuro do indicativo do verbo fazer, quando sujeito a mesóclise, é "fá-lo-ei", "fá-lo-ás", etc.

A forma correta de escrita da palavra é fizesse.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele fazou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

O uso correto do Lo
O Lo é considerado um artigo neutro, classificação que não existe no português. Ele nunca deve ser utilizado perto de substantivos. Você deve utilizá-lo antes de adjetivos (quando não vêm antes de substantivo), advérbios, particípios e antes do pronome relativo que.

Continuar lendo