O que é feito o rum?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

O rum é feito de derivados da cana, como melaço, melado ou caldo de cana, por um processo de fermentação e destilação. Os runs leves geralmente são feitos através de destilação contínua, enquanto os runs com maior graduação alcoólica costumam ser destilados em alambiques de cobre.

As destilarias de rum, sem melaço, começaram então a utilizar o suco da cana fresco. Sua produção e envelhecimento é semelhante ao da cachaça. Porém, só é envelhecido em carvalho e o rum branco costuma ser bem jovem, assim como a nossa cachaça. Costuma ser menos doce que o rum convencional.

Qual a origem do rum? A sua criação possui diversas versões, inclusive que a bebida tenha origem no subcontinente indiano por ser um destilado que parte da cana de açúcar. Outros acreditam que tenha surgido nas ilhas caribenhas colonizadas por povos europeus do século XVI.

Sim, é possível beber rum puro, embora não seja tão comum por ter um sabor forte e intenso. O ideal é escolher um rum premium e servir em temperatura ambiente nos dias mais frios e com alguns cubos de gelo no calor.

Gin, ou gim, é um destilado de mosto fermentado de algo natural – geralmente cereais, como trigo, milho ou cevada; mas também pode ser de batata ou de uva, por exemplo -, que é aromatizado com botânicos escolhidos pelo mestre destilador.

Esses saqueadores do mar ingeriam a bebida por diversos motivos, sendo um deles o fato de beberem o rum antes de batalhas, como forma de encorajamento. Além disso, piratas geralmente carregavam muitos barris, alguns saídos de roubos bem-sucedidos.

“Acontece que muita gente diz que eles bebiam o rum antes de batalhas, como uma forma deles se sentirem mais corajosos e valentes, então isso acabou criando essa relação entre a bebida e os saqueadores do mar”, explica Joseph Van Sebroeck, criador do Cavendish Rum.

Da mesma forma, o rum possui também estudos que indicam que beber com moderação pode reduzir o risco de diferentes doenças cardiovasculares, como hipertensão e ataques cardíacos. O rum parte também reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Everclear

Everclear (75.5% a 95% de álcool)

adocicado

A bebida apresenta um teor alcoólico alto e o sabor adocicado. Rum é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e outros derivados da produção de açúcar, além do caldo de cana fermentado e posterior a destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave.

Henri IV Dudognon Heritage Cognac Grande Champagne é a bebida mais cara da nossa lista e do mundo. É um conhaque produzido pela destilaria Henri IV Dudognon, na França, e é apresentado em uma garrafa de ouro 24 quilates e prata esterlina adornada com mais de 6.000 diamantes.

O que muda entre as bebidas é mais o aroma, que é proveniente do produto usado para a produção do mosto. No caso da cachaça e demais aguardentes, este é produzido do caldo de cana; para a vodka, sua origem é a batata; e para o rum, sua origem é o melado de cana.

35%

O Rum é uma bebida conquistada por meio da fermentação de derivados da produção de açúcar. O seu teor alcoólico fica em torno de 35% vol., mas tem capacidade de chegar até 70% vol.

Significado de Rum
substantivo masculino Aguardente feita de cana-de-açúcar, envelhecida em tonéis de carvalho e às vezes colorida com calda caramelada.

Rum tem maior graduação alcoólica:
Como vimos na nossa legislação, a cachaça pode ter graduação alcoólica entre 38% a 48%. Já o rum pode passar desses limites.

Mas o rum, tradicionalmente feito do melaço da cana, tem graduação de, quando muito, uns 80%. A cachaça, do caldo da cana, vai até no máximo 48% e, por definição, só é produzida no Brasil.

Tipos de rum Montilla
Carta branca: um rum leve e saboroso, perfeito para ser consumido puro e com gelo. Carta cristal: com aroma e sabor suaves, é excelente para combinar com bebidas cítricas. Limão: indicado para bases de drinks com bastante gelo e bebidas gaseificadas, como refrigerantes de frutas e cola.

As bebidas alcoólicas são produzidas a partir do etanol, mas quando há fermentação do açúcar para produzir o álcool, também são produzidos congêneres. E que mesmo assim, na comparação com outras bebidas, a ressaca é mais leve porque o gin é o resultado do destilamento de cereais – teoricamente mais ... Por Luís Cunha.

Botânicos:os quatro extratos vegetais principais do gin Tanqueray: zimbro, coentro, raiz de angélica e alcaçuz, combinados com o limão-cravo (originário da Índia), gengibre e folhas de louro. Sabor: leve e agradável com um toque cítrico acentuado.