O que é firmar vela?

Perguntado por: isouza7 . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ao firmar uma vela você está, em primeiro lugar, dando foco a uma intenção sua, seja qual para: cura, trabalho, resolução de problemas, etc. É uma forma eficaz de entrar em contato com o mundo astral de forma direta, sem a necessidade de rituais complexos ou complementares.

A vela representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor.

Jesus, como uma vela, se sacrificou no fogo de sua Paixão por nós. Ele, por excelência, é a vela que se consumiu em chamas de amor diante de Deus. Por isso uma vela acesa significa o ardor de uma alma que se dá amorosamente a Deus. A chama acesa da vela também representa a oração de um coração que mantém a fé viva.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Então, o ideal é colocar a vela sempre em um ambiente bem ventilado”, conta. Por ser tóxica, é preciso sempre estar atento ao lugar onde a vela será acesa. É claro que, com muito vento, a vela se apaga. Entretanto, não a deixe em um local totalmente fechado para não correr o risco de intoxicação.

Após acendê-la e colocarmos a água no copo, devemos fazer uma oração vinda do nosso coração. Primeiramente devemos agradecer por toda a proteção recebida, pela nossa saúde, pela nossa família, pela nossa fé, pelo nosso trabalho, por mais um dia vivido com as bênçãos do Divino Criador.

Se puder, mantenha sempre acesa a vela branca de 7 dias para o seu anjo da guarda, ao lado de um copo d'água, no seu altar. Utilize um suporte próprio para não correr o risco de causar incêndios. Troque a água sempre que sentir necessidade e repita as orações.

Os arcanjos são seres de luz que olham por nós, protegendo de todos os males e iluminando nossos caminhos.

O fogo, portanto, representa o lado espiritual, uma forma de comunicação com Deus e com tudo o que é divino, o que torna a ação de acender velas mais que uma simples “comunicação com o outro lado”: um ato de iluminação e, por consequência, de transformação e purificação da alma.

As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca.

Quando você quiser realizar um desejo, acenda uma vela branca sobre um pires em oferecimento a Santo Expedito. Quando o seu objetivo for alcançado, bata o pé direito três vezes, repetindo o nome do santo a cada batida, e acenda outra vela branca, também sobre o pires, em agradecimento.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.

Em relação aos falecidos, a Igreja Católica orienta que os fiéis orem por essas pessoas, rogando para que Deus ilumine as suas almas. Por isso, muitos devotos têm o hábito de acender velas, ajudando nessa iluminação.

Como tradição de muitos anos, a Igreja Católica dedica as segundas-feiras para rezar pelas Almas do Purgatório.

"Santo Anjo da Guarda, meu poderoso protetor, guardai-me sempre na paz de vosso amor. Dos perigos, livrai-me; do mal, libertai-me; e nos momentos de angústia, consolai-me! Durante o sono, velai sobre o meu descanso, não deixais o mal de mim se aproximar.

Se sobrar cera no fim da vela, representa algum tipo de obstáculo. Pode ser um indicativo de que é necessário se preparar melhor para o que almeja ou é preciso acender uma vela novamente em um outro momento.

Evite apagar sua vela soprando, use a tampinha dela ou algum recipiente que abafe e apague a chama. Ao soprar podemos derrubar cinzas do pavio na cera que pode alterar a cor e o aroma da vela.

Por meio dessa combustão, a chama seguirá consumindo a vela por completo e não deverá deixar qualquer resquício de cinza ou resíduo da cera. Dessa forma, a parafina é usada como suprimento de combustível que alimentará a chama da vela por um determinado período, emitindo calor nesse intervalo.

Cuidados ajudam a evitar problemas
Na ocasião, foi um pequeno detalhe que quase causou um acidente: uma vela acesa ainda com a embalagem de plástico. Por isso, a dica de sempre retirar por completo a embalagem das velas e descartá-las longe do local onde o fogo será aceso é primordial.