O que é flutuação limpa?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Portanto, a flutuação limpa é quando as autoridades monetárias não realizam intervenções com o intuito de controlar a taxa de câmbio.

Um exemplo de dirty float é a moeda chinesa, o yuan, e o câmbio da China. As autoridades monetárias deste país têm mantido uma taxa de câmbio artificialmente desvalorizada diante do dólar.

Em contrapartida, quando não ocorrem intervenções, o câmbio geralmente varia de acordo com o mercado e, por isso, este cenário é chamado de flutuação limpa. Portanto, a flutuação limpa é quando as autoridades monetárias não realizam intervenções com o intuito de controlar a taxa de câmbio.

Significado de Flutuação
Movimento ondulatório dos líquidos. Ondulação de um corpo. [Figurado] Hesitação, incerteza nas ideias, no comportamento de uma pessoa. Variação de valor de papéis de crédito.

A flutuação acelera o tempo de recuperação das lesões, reduz a acumulação de ácido láctico, elimina rapidamente a fadiga, ajuda a reduzir a dor e a inflamação, reduz os níveis de cortisol, relaxa a mente, melhora a concentração / foco, melhora a circulação de oxigénio.

Isto acontece porque nosso corpo é um recipiente estanque que nos permite armazenar gases em seu interior, variando sua flutuabilidade. Quando o ser humano morre, os pulmões vão deixando o ar sair de seu interior. Assim, se estiver na água, o corpo afunda devido a seu peso e nula flutuabilidade.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

Forma/ peso/ massa/ volume determinam se um objeto flutua. imerso do corpo diminui com o aumento do volume de líquido no recipiente. A força que a água exerce no corpo (empuxo) aumenta com a profundidade do corpo.

Quando a autoridade monetária de um país opta por manter paridade fixa em relação a uma moeda estrangeira, o regime é o de câmbio fixo. Esta opção normalmente é feita quando o objetivo é evitar oscilações, e manter a moeda estável, a fim de prover previsibilidade ao mercado.

Liberdade para promover políticas monetárias
Quando um país adota o câmbio fixo, seus esforços são totalmente focados na manutenção da taxa de câmbio anunciada. Já o regime flutuante permite que as políticas monetárias sejam direcionadas para outras questões, como a estabilização de preços e ajustes fiscais.

O Brasil adota o regime de câmbio flutuante, o que significa que o BC não interfere no mercado para determinar a taxa de câmbio, mas para manter a funcionalidade do mercado de câmbio.

Banco Central

Aqui no nosso país, o câmbio comercial ou de turismo é controlado pelo Banco Central. Sendo assim, tudo o que entra e sai do país por intermédio de negociações financeiras deve responder ao Banco Central.

O câmbio fixo é aquele que o valor da moeda estrangeira (geralmente o dólar) é fixado pelo governo. O sistema de câmbio flutuante é quando o mercado estabelece os valores das taxas de câmbio.

É o regime cambial onde as cotações das moedas oscilam conforme a oferta e demanda e cenários de seu país, sem que haja a interferência do Banco Central.