O que e Folia de Reis no Rio de Janeiro?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Folia de Reis é uma festa celebrada pela Igreja Católica como forma de comemorar a visita dos três reis magos a Jesus, feita após seu nascimento. A Folia de Reis é parte das festas folclóricas brasileiras e é celebrada no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.

religião católica

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro (véspera do nascimento de Jesus) até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.

A Folia de Reis é uma festa e tradição popular católica muito celebrada em alguns estados do Brasil, como Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis, a festa ocorre entre os dias 24 de dezembro, véspera de Natal, e 6 de janeiro, Dia de Reis.

A história da origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã, vinda de Portugal e Espanha e trazida ao Brasil no século XIX. É celebrada pela Igreja Católica como forma de comemoração à visita dos três reis magos ao menino Jesus e costuma ter duração de 12 dias.

Tradições do Dia de Reis
As celebrações do Dia de Reis são conhecidas popularmente como Folia de Reis ou Reisado e estão difundidas por diferentes regiões do país. Uma das práticas mais consolidadas da celebração do Dia de Reis são as visitações que grupos musicais chamados Terno de Reis costumam fazer às residências.

Os “Palhaços ” da Folia de Reis representam os soldados do Rei Herodes, por isso usam “máscara” e “porrete”, simbolizando o terror que os soldados despertavam no povo.

A Folia de Reis é um festejo da cultura popular brasileira, de origem portuguesa, que tece elementos da nossa identidade cultural. Os foliões reproduzem de forma simbólica a viagem dos três Reis do Oriente, que seguiram a Estrela-Guia à procura do Menino Deus, o Rei dos Reis.

Integrantes. Três reis magos: participantes que personificam os reis que visitaram o Menino Jesus, quando ele nasceu: Baltasar, Belchior e Gaspar. Bastiões (palhaços): geralmente três. Eles têm o costume de se chamar de irmãos e possuem obrigações e proibições específicas (como jamais dançar diante da Bandeira).

“O Brasil herdou dos colonizadores um pouco dessa tradição, que comemora a passagem do cortejo da Folia de Reis e serve aos convidados algumas comidas típicas – como o Bolo de Reis, bacalhau com batatas, rabanada e sonho – em forma de agradecimento ao cortejo”, conta o consultor de alimentos, Edson Costa.

Os reis magos são personagens muito conhecidos na tradição cristã, sendo celebrados no dia 6 de janeiro, data que chamamos de Dia de Reis. Acredita-se que eles podem ter recebido o “título” de reis durante a Idade Média e ficaram conhecidos na tradição como Baltasar, Gaspar e Melchior.

O cantar dos reis, também chamado “reisadas”, é uma secular tradição portuguesa que acontece entre o Natal (25 de dezembro) e o dia de Reis (6 de janeiro), assumindo características diferenciadoras em certas regiões.

O Reisado é uma festa alusivas ao Natal e anuncia a chegada do Messias, homenageando os três Reis Magos.

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do oriente" (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

Oração aos Reis Magos
Ó amáveis Santos Reis, fostes vós os primeiros a terem a ventura de adorar, amar e beijar a Jesus Menino, e oferecer-lhe a vossa devoção e fé, incenso, ouro e mirra. Queremos, em nossa fraqueza, imitar-vos, seguindo a Estrela da Verdade. E descobrindo a Menino Jesus, para adorá-lo.

Os magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado é simbolismo espiritual. O ouro simboliza as riquezas e poder material, o incenso representa fé, espiritualidade e religião e a mirra a purificação e limpeza do espirito.

Significado de Folia
substantivo feminino Dança em ritmo acelerado de muitas pessoas, ao som do pandeiro. Brincadeira, pândega, folguedo, folgança.

O que é Marungo:
Espécie de palhaço, figura típica da folia de reis (festa tradicional do interior de Minas Gerais, têm função de "cortar jaca", alegrando a festa.

Há uma grande variedade de passos nas danças do Reisado, entre os quais pode-se destacar: do Gingá, onde os figurantes de cócoras se balançam e gingam; da Maquila, um pulo pequeno com as pernas cruzadas e balanços alternados do corpo para os lados, passo também exibido pelos caboclinhos;Corrupio, movimento de pião com ...