O que é FTTH e GPON?

Perguntado por: qcalixto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Com o FTTH, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s. Existem novas tecnologias DWDM, com alto controle de PMD – Polarization Mode Dispersion permitem atingir essa incrível marca.

Como funciona a tecnologia GPON? A tecnologia GPON possibilita a transferência de dados em alta quantidade conectando transmissores a receptores e funciona por meio da transmissão de sinais ópticos. Esses sinais são convertidos em luz e são transportados de forma rápida e por longas distâncias.

FTTx refere-se a todos os tipos de infraestrutura de fibra, incluindo fibra para casa (FTTH), fibra para instalações (FTTP), fibra para meio-fio (FTTC) e fibra para instalações nó (FTTN). O "x" no FFTx representa um nome ou objeto específico, como 'casa' ou 'armário'.

O sistema GPON é composto por um Terminal de Linha Óptica (Optical Line Terminal – OLT), instalado num site central da operadora, e por diversos Terminais de Rede Óptica (Optical Network Terminal – ONT), instalados nos sites dos diversos Clientes.

Podemos dizer que a principal diferença está na velocidade de transferência: enquanto na EPON ela é simétrica, na GPON é assimétrica. Ou seja, na EPON, tanto no downstream quanto no upstream, a velocidade é de 1.25 Gbps. Já na GPON, a taxa de dados no downstream é de 2.5 Gbps e, no upstream o alcance é de 1.25 Gbps.

Se for novo cliente, pode verificar nesta página usando o código postal e vendo depois no fim do link se diz =HFC ou =FTTH. Em alternativa analise se nos postes perto da sua casa tem uma infraestrutura assim (HFC) ou assim (FTTH).

Entre os equipamentos e tecnologias básicas que compõem sua arquitetura está a OLT. A OLT irá centralizar e distribuir os sinais ópticos sobre fibra óptica até a chegada ao cliente, no caso uma ONU (Unidade de Rede Óptica) ou ONT (Terminal de Rede Óptica).

Diferenças entre o EPON e o GPON
Em relação à capacidade de entrega de banda, o GPON consegue entregar até 2,5Gb de downstream e 1,25 Gb de upstream em uma única fibra óptica, enquanto o EPON entrega até 1,25 Gb de downstream e 1,25 de upstream, ou seja, o EPON é uma rede simétrica e o GPON assimétrica.

O tipo de fibra óptica utilizada nas redes FTTH / GPON é Monomodo, que possuem um núcleo de diâmetro muito pequeno, permitindo um único modo de propagação da luz no interior da fibra. Esse tipo de fibra é largamente utilizado em comunicações de médias e longas distâncias.

A rede com tecnologia GPON é um protocolo de gerenciamento de rede de fibra óptica ponto-multiponto passiva. Trata-se de uma das redes mais utilizadas hoje em dia, já que entrega alta velocidade por um valor mais acessível no que diz respeito à infraestrutura.

O Optical Line Terminal (OLT), ou em tradução livre Terminal de Linha Óptica é o responsável pela conexão de equipamentos terminais de fibra óptica e o gerenciamento do sistema de uma rede GPON. Esse equipamento é uma espécie de plataforma de fornecimento de diversos serviços que suporta IP e TDM tradicionais.

A transmissão de dados pode ser feita por dois tipos de fibra óptica: monomodo (SM) ou multimodo (MM). A principal diferença entre os dois tipos é a direção para a qual o sinal é transmitido.

TIPOS DE CABOS DE FIBRA ÓPTICA E SUAS VANTAGENS
A fibra óptica é composta, principalmente, por plástico reflexivo, sílica pura ou dopada e vidro composto.

É um novo tipo de conexão de internet (GPON), que usa somente cabos de fibra ótica, como o nome já diz. Essa conexão garante uma navegação mais rápida, estável e segura.

A distância entre o OLT e as ONUs é de 20km, já na ONU é utilizado um laser semelhante operando em 1310nm. Os valores para dispersão e atenuação na fibra bidirecional são: Para 1490nm são 0,2 dB/km e 16,75 ps/(nm.km). Para 1310nm são 0,5dB/km e 0 ps/(nm.km)

Com o Terminal de Rede Óptica (do inglês: Optical Network Terminal, ONT), o cliente obtém um equipamento ativo para a recepção do sinal nas dependências de sua casa, contando com entradas para diferentes recursos via cabo óptico, como sinal de internet sem fio, vídeo, sinal VoIP, ligações via sinal de internet.

A FiberHome e a Overtek, parceiras da ConectWi, disponibilizam os melhores equipamentos em ONU GPON, com modo Bridge e porta Ethernet para a sua organização.

A Rede Óptica Passiva (PON), no inglês Passive Optical Network, é uma rede de ponto multiponto, feita de fibra óptica, que utiliza divisores ópticos no transporte de dados de um ponto de transmissão a múltiplos pontos, até atingir o usuário final.

Um rede FTTX pode apresentar várias arquiteturas: FTTHFiber to the home , ou fibra até a residência do usuário final. FTTBFiber to the building , onde a fibra vai até o prédio e a distribuição para os assinantes são feitas através de uma rede Ethernet tendo como meio o cabo coaxial ou o par de cobre.

Continuar lendo