O que é garoa fina?

Perguntado por: lteles3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

substantivo feminino Chuvisco; chuva fina e permanente que cai por um tempo prolongado.

Forma atual e correta: garoa. Etimologia (origem da palavra garôa).

Palavras que rimam com Garoa: Cidade da garoa. Tangaroa. Varoa.

Tipos de chuva

  • Chuva frontal. As chuvas frontais ocorrem quando uma massa de ar quente e úmido encontra-se com uma massa de ar frio e seco. ...
  • Chuva orográfica ou chuva de relevo. ...
  • Chuvas convectivas ou chuvas de verão.

O granizo é uma forma de precipitação de água da chuva em pequenos blocos de gelo.

Chuva fraca: até 2,5 mm/h. Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa – precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas. Chuva moderada: de 2,5 a 7,5 mm/h.

GAROA OU CHUVISCO >
Precipitação bastante uniforme, composta exclusivamente de gotas d'água muito pequenas (diâmetro menor que 0,5 mm), muito próximas umas das outras e parecendo quase flutuar no ar.

Se o tempo não estiver muito quente nem muito frio, a quantidade de vapor d'água disponível fica bem menor. Ao se condensar, ele forma nuvens baixas com pouca chance de chuva forte. As gotículas não crescem muito e caem das nuvens bem fininhas. É o que chamamos de garoa.

Diminutivo de garoa. Uma chuva fininha e persistente.

garoa {feminino}
drizzle {subst.}

Significado de garoinha: Palavra de origem nordestina, que significa uma chuva de fraca escala.

Também não têm rima palavras como cérebro, víbora, câncer, nuvem, órfã, mil outras. De vez em quando aparece um esperto exumando um vocábulo seiscentista, ou distorcendo de leve uma pronúncia pra aconchambrar um verso periclitante.

Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.

Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h. Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h. Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

O maior granizo que foi registrado na história precipitou em Vivian, Dakota do Sul, Estados Unidos. Ele caiu em julho de 2010 e possuía um tamanho de 20 centímetros e pesava 880 gramas. Já em 2013 a chuva de granizo que atingiu algumas cidades do Texas nos Estados Unidos, estragou telhados de casas e carros.

Granizo é o termo usado para designar um tipo de precipitação atmosférica formada por água no seu estado sólido, portanto, gelo, que chega ao solo com tamanho e formato variados e irregulares. É chamado também de saraiva ou saraivada.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.