O que é GL na química?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

GL é a abreviação de Gay-Lussac e o °GL observado nos rótulos refere-se a uma relação percentual de volume. Assim, quanto maior a graduação, maior a quantidade percentual de álcool.

O grau GL corresponde a graus Gay-Lussac, que indicam a quantidade a um litro de álcool puro (etanol) presente em cada 100 partes da solução. Por exemplo, nesse caso de 96°GL significa que em cada 100 mL, temos 96 mL de álcool e 4 mL de água. Assim, esse valor é uma porcentagem em volume (96%v/v e 77%v/v).

Elas se referem ao grau alcoólico da solução, sendo GL a abreviação de Gay-Lussac (físico e químico francês Joseph Louis Gay-Lussac, 1778 - 1850) e INPM, de Instituto Nacional de Pesos e Medidas. Quando acompanhada do sinal “°” nos rótulos, o °GL é a relação percentual do volume e °INPM, a relação percentual de massa.

A unidade no SI (Sistema Internacional) para a Concentração Comum é o g/L (gramas por litro). Essa relação mostra a quantidade de soluto presente em cada litro da solução. Observe um exemplo de exercício em que se utiliza essa grandeza: “Um adulto possui, em média, 5 L de sangue dissolvidos na concentração de 5,8 g/L.

A concentração comum ou concentração em g/L é calculada pela divisão da massa do soluto, em gramas, pelo volume da solução, em litros. Portanto, uma solução aquosa de ácido clorídrico 12 g/L contém 30 g de ácido em 2,5 L de solução.

Para converter °INPM em ºGL
- Somando-se, acha-se o volume total. - Depois é só verificar o percentual, em volume, de cada componente (da água e do álcool) em relação ao volume total da mistura. - O percentual, em volume, de álcool em relação ao volume total da mistura é o teor alcoólico da mistura em grau GL (°GL).

Grau alcoólico (oGL) e o volume de líquido existente na garrafa são obrigatórios na maioria dos países em que os vinhos sofrem fiscalização. A quantidade de álcool é uma informação importante para que o consumidor possa optar no momento da escolha por um vinho mais ou menos alcoólico.

O grau GL corresponde a graus Gay-Lussac, que indicam a quantidade a um litro de álcool puro (etanol) presente em cada 100 partes da solução. Por exemplo, nesse caso de 96°GL significa que em cada 100 mL, temos 96 mL de álcool e 4 mL de água. E por que temos que usar o álcool 70° para desinfecção?

É o álcool etílico extraído por fermentação da cana-de-açúcar, que no processo de destilação, este fica com 96% álcool etílico e 4% água.

O teor alcoólico de diferentes bebidas
Essa quantidade varia entre diferentes categorias de bebidas: gin, brandy, rum, cachaça, tequila, vodca e uísque normalmente têm em torno de 40% de VA. Essa é uma média, o Arapuru Gin, por exemplo, tem 44% de volume alcoólico. Alguns uísques e rum atingem mais de 50% de VA.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.

A porcentagem que indica o teor alcoólico segue a escala Gay Lussac (°GL), que calcula quantos mililitros de álcool absoluto existem em 100 mililitros de mistura hidroalcoólica. A equivalência é direta: a marca 5°GL, por exemplo, indica que há 5% de álcool na bebida.

Em contrapartida, muitos perguntam: “Mas se o álcool 92°, 99° é mais forte, porque somente o álcool 70° tem ação de desinfecção? Vamos entender melhor? O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.

O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

Como 1 L contém 1000 mL, então 500 mL corresponde a 0,5 L. Sendo assim, ao evaporar o solvente da solução com concentração 6 g/L, foi obtido 3 g de soluto. Adquira mais conhecimento com os conteúdos: Concentração de soluções.

Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.

A fração molar do soluto é determinada pela divisão do número de mol do soluto pelo número de mol da solução. A fração molar do solvente é determinada pela divisão do número de mol do solvente pelo número de mol da solução.

Gay Lussac (GL) é a medida que estabelece o grau alcoolico das substâncias líquidas. Esta informação aparece nas embalagens de álcool, sendo que 54° GL é equivalente a 46,3° INPM, outra medida que também pode ser utilizada nas embalagens.

Cerveja: bebida popular obtida a partir da fermentação de cereais: lúpulo, cevada, cereais maltados. Teor alcoólico: 3-5 °GL.

Supondo que uma solução contenha 50 gramas de soluto para cada litro, a densidade do soluto é 50 g/L, para saber qual a porcentagem de soluto na solução, devemos aplicar uma regra de três. Logo, esse soluto representa 5% da solução.