O que é Hipotransparencia?

Perguntado por: dlancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Introdução: A eventração diafragmática congénita pode apresentar-se como um quadro de dificuldade respiratória nas primeiras horas de vida ou ser assintomática.

Mediastino centrado. Volume e configuração cardíacas dentro dos limites da normalidade. Aorta torácica com aspecto radiográfico normal. Conclusão: Raio X de tórax dentro dos limites da normalidade.

Uma boa imagem de raio-x de tórax ocorre quando as estruturas anatômicas como coluna, ossos, pulmões e coração estão visíveis. A sobreposição dessas estruturas pode dificultar a leitura da radiografia, sendo importante verificar a posição do paciente no momento da condução do exame.

Os padrões mais comuns das doenças intersticiais pulmonares difusas na TCAR são o nodular, linear e reticular, lesões císticas, opacidades em vidro fosco e consolidações.

Aprisionamento de ar ou hiperinsuflação pulmonar é o aumento da capacidade ar armazenado nos pulmões, causado pela dilatação dos músculos respiratórios, comprometendo a capacidade mecânica dos mesmos e, consequentemente, da respiração.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

"Aspecto anatômico" em um laudo de exame de imagem, quer dizer que seu exame está normal. Que nas regiões descritas não existem alterações.

De modo geral, o diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação clínica e alguns exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico, identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

De forma geral os sintomas do tumor / câncer do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), febre / ...

Raio X: pneumonia pode ser identificada nas imagens. Saiba como. Fundamental para o diagnóstico da doença, o raio X na pneumonia tem características específicas. Opacidade e consolidação pulmonar estão entre os sinais mais comuns de quadros inflamatórios pulmonares nas imagens radiográficas.

A radiografia de tórax pode diagnosticar condições que vão desde uma simples falta de ar ou tosse persistente até uma pneumonia ou câncer. É um exame rápido, muito útil em tratamentos de emergência e um dos mais solicitados na Medicina. Para realizar o exame, não há nenhuma preparação especial.

Radiotransparentes (pretas), são estruturas que permitem uma grande passagem dos raios X, como por exemplo, os pulmões; Radiopacas (brancas), são estruturas que bloqueiam ou absorvem grande parte da passagem dos raios X, como por exemplo os ossos.

O diagnóstico baseia-se na história, no exame físico, na radiografia do tórax e nos testes de função pulmonar. O tratamento é com broncodilatadores, corticoides e, se necessário, oxigênio e antibióticos.

As provas de função respiratória no diagnóstico do enfisema refletem três importantes alterações(1): a obstrução de pequenas vias aéreas provoca perda de sustentação e alteração inflamatória de suas paredes,(2) perda da elasticidade ou encolhimento e (3) pulmonar, perda de superfície alveolar.

A fibrose pulmonar idiopática tipicamente progride de um padrão predominantemente reticular para um padrão cístico (faveolamento). É comum o predomínio nas regiões basais e subpleurais e associação com bronquiectasias de tração e distorção arquitetural (Figura 5).

Continuar lendo