O que é indicador de turnover?

Perguntado por: ecruz2 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O que é turnover? O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários, que mede o número de funcionários que saem de uma organização durante um período de tempo especificado (normalmente um ano).

Sendo assim, o turnover é utilizado para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, o número de entradas e saídas de colaboradores em um determinado período.

O índice de rotatividade refere-se à taxa de saída e entrada de colaboradores na empresa. Na gestão de pessoas, ele é um dos elementos mais importantes para entender melhor o cenário da movimentação de profissionais na organização.

Assim, é medido a taxa de turnover do negócio. Especialistas em recursos humanos apontam que uma média positiva ao ano varia entre 5% e 10% de turnover. Acima dessa taxa, a rotatividade pode causar prejuízos como problemas financeiros a empresa.

O Turnover, também conhecido como rotatividade de pessoal, é o movimento de entrada e saída de funcionários em uma empresa, demonstrado por meio de um índice de rotatividade.

absenteísmo — período em que os colaboradores se ausentam do trabalho, seja por atrasos, seja por faltas; turnover — é a rotatividade de pessoal, ou seja, o índice que revela quantos colaboradores são desligados pela empresa ou pedem demissão.

Ele auxilia na verificação das habilidades de liderança dos gestores. Como uma das principais formas dos colaboradores se sentirem reconhecidos e motivados dentro do seu local de trabalho é a partir do tratamento da gestão, saiba que o índice de rotatividade vai ajudar você a identificar essa atuação.

Os 7 principais indicadores de desempenho de uma empresa

  1. 1 – Taxa de Conversão. Mostra a relação entre os leads que a sua empresa conseguiu captar e os que ela conseguiu converter em clientes. ...
  2. 2 – Faturamento. ...
  3. 3 – Market Share. ...
  4. 4 – ROI. ...
  5. 5 – Taxa de Turnover. ...
  6. 6 – Número de reclamações. ...
  7. 7 – Taxa de satisfação dos clientes NPS.

Ademais, o turnover pode afetar a cultura organizacional e o clima de trabalho. E os funcionários que percebem uma alta rotatividade tendem a se sentir inseguros em seus cargos, o que pode gerar insatisfação e desmotivação no ambiente de trabalho.

O turnover é o que mede a rotatividade de funcionários em uma empresa, isso é feito comparando a rotação de entradas e saídas na organização. Na prática, quando o nível de demissões na empresa está alto demais, as consequências são sentidas no bolso com os custos elevados de novas contratações.

Turnover é um indicador usado pela área de recursos humanos das empresas para mensurar a rotatividade de funcionários. Em outras palavras, é o índice de entradas e saídas de colaboradores da empresa em um determinado espaço de tempo. É uma das principais maneiras de medir a eficiência do recrutamento e da seleção.

De acordo com o Relatório de rotatividade disponibilizado pelo LinkedIn, o índice de turnover do setor chegou a 15% nos últimos anos, média considerada alta tendo em vista que as organizações trabalham com a taxa ideal de 5% a 10% ao ano.

Por isso, entenda as características de cada um para usar corretamente em seu negócio.

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3 – Indicadores de capacidade. ...
  4. 4Indicadores estratégicos.

Quais os tipos de indicadores?

  • Indicadores de resultado.
  • Indicadores de processo.
  • Indicadores de equilíbrio.

Neste contexto, os exemplos de KPIs mais utilizados são:

  • Tempo médio para preenchimento de vagas.
  • Custo de contratação.
  • Lucro por colaborador.
  • Valor dos salários.
  • Registro de conflitos e queixas dos colaboradores.
  • Rotatividade de colaboradores.

Voe pelo conteúdo!

  • Falta de alinhamento com a cultura é uma das causas do turnover.
  • Onboarding deficitário.
  • Falta de transparência.
  • Falta de políticas de retenção.
  • Falta de Feedback está entre as maiores causas do turnover.