O que é insuficiência pulmonar de grau leve?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

A insuficiência ou regurgitação pulmonar (RP) é a incompetência da valva pulmonar que provoca fluxo sanguíneo da artéria pulmonar para o ventrículo direito durante a diástole. A causa mais comum é a hipertensão pulmonar. A RP é geralmente assintomática.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
Os casos leves são tratados com medicamentos antiácidos e por medicamentos que melhoram o esvaziamento gástrico. Os mais efetivos são os inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, rabeprazol e similares) ingeridos 1 ou 2 vezes ao dia.

A regurgitação pulmonar resulta na sobrecarga de volume do VD, conduzindo eventualmente à sua disfunção. A RP grave também é tratada com cirurgia de substituição valvular.

Além da intensa falta de ar, os sintomas incluem coloração azulada da pele, lábios e unhas, confusão mental, sonolência e batimentos cardíacos anormais. A insuficiência respiratória pode ter inúmeras causas.

As causas da insuficiência respiratória
Qualquer doença que afeta diretamente o pulmão pode causar insuficiência respiratória, como pneumonia, asma, embolia pulmonar e a COVID-19.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Quais os sinais e sintomas do Refluxo Gastroesofágico?

  • Arroto;
  • Pirose;
  • Indigestão;
  • Tosse seca frequente após comer;
  • Regurgitação dos alimentos.
  • Dificuldade para engolir os alimentos;
  • Laringite;
  • Crises de asma ou infecções de vias aéreas superiores de repetição.

SIM! A DRGE pode causar alguns sintomas respiratórios, como a falta de ar.

Por norma, o refluxo não causa dores nas costas, mas é algo que não está de todo fora de questão. O médico refere que os nervos do estômago e esófago transmitem sensações ao cérebro e nesse caso essa dor pode acabar por ocorrer.

Marcelo Averbach – Se for aspirado, o refluxo gastroesofágico pode ir parar dentro dos pulmões e causar doenças pulmonares, entre elas, pneumonia, bronquite e asma. Muitos pacientes jovens com asma desencadeada pelo refluxo melhoram muito do quadro asmático, quando recebem tratamento para o refluxo.

O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.

Seu médico pode tentar prescrever inibidores da bomba de prótons (IBP), um tipo de medicamento para a DRGE, por um período de tempo para ver se os sintomas desaparecem. Os IBPs incluem medicamentos conhecidos, como Omeprazol, Lanzoprazol, Pantoprazol, entre outros.

Três produtos naturais muito úteis, que fornecem um apoio poderoso para a saúde respiratória e dos pulmões são a N-acetilcisteína, extrato de hera, e proteases. Estes ingredientes podem ser usados individualmente ou combinados para uma eficiência ainda maior.

Ervas como equinácea, hortelã, eucalipto, alecrim, alfavaca, macela e até boldo, agem como antioxidantes, antivirais e antiinflamatórios, além de ajudarem a aumentar a imunidade e proteger contra doenças que podem levar a problemas respiratórios.