O que é Kit viático?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Também conhecido como kit Ministro da Eucaristia, a bolsa viático ou kit viatico contém uma bolsa feita em tecido litúrgico com forro de cetim, e bordado à sua escolha. A bolsa viatico possui fecho e alça longa em cordão acetinado.

O ministro da Eucaristia é unicamente o bispo e sacerdote que administra a Santa Eucaristia. Antes do concilio não se podia imaginar um leigo tendo acesso ao sacrário e podendo levar o viático (a Eucaristia) nas casas ou nos hospitais. O acesso ao recinto sagrado era somente do sacerdote ou diácono.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

O simbolismo desse ato lembra a unidade da Igreja e a conexão espiritual entre cada celebração. Durante a missa no rito romano da Igreja Católica, você deve ter notado que o sacerdote quebrará uma pequena parte da hóstia consagrada e a colocará no cálice de vinho consagrado.

Veste (bata / Opa) Para Leitor / Ministro (calice)

Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito.

Na ausência dos Ministros ordenados, podem expor e repor o Santíssimo, com cibório ou ostensório, os acólitos ou os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (cf. Idem, 91). Seja a Eucaristia alimento primordial de nossa vida!

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os vasos sagrados são purificados pelo sacerdote, diácono ou pelo acólito instituído, depois do rito de comunhão ou depois da missa. “O cálice é purificado com água ou com vinho e água, que depois é consumida por quem o purificar. A patena limpa-se normalmente com o sanguinho.

Por Prof. Felipe Aquino 23 de junho de 2022 Você Sabia? A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.

1857. Para que um pecado seja mortal, requerem-se, em simultâneo, três condições: «É pecado mortal o que tem por objecto uma matéria grave, e é cometido com plena consciência e de propósito deliberado» ( 96 ).

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

Por que este gesto? Para dizer que Cristo está todo no pão e está todo no vinho. Na maioria das comunidades hoje, por questão prática, a comunhão acontece apenas sob uma espécie, a espécie da hóstia consagrada.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Durante a celebração da Santa Missa, no momento em que o sacerdote derrama um pouco de água no cálice com vinho, ele reza em silêncio a seguinte fórmula: “Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade”.

O ambão é a mesa da Palavra, assim como o altar é a mesa da Eucaristia.

O altar é a mesa da Ceia de Cristo. É nele que se celebra a Eucaristia.