O que é laico exemplo?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

CONCEITO. Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais.

Compreende-se como a separação entre Estado e Igreja
O Estado Laico é representado pela separação entre Estado e Igreja. Os ideais da laicidade nos mostram que os interesses religiosos não podem interferir nas decisões governamentais.

O § 2º de seu art. 11 proclamava que “é vedado aos Estados, como à União, estabelecer, subvencionar, ou embaraçar o exercício de cultos religiosos”. Firma-se então o Estado laico no Brasil, em que todas as religiões contam com a proteção estatal.

Pessoa ou pensamento que não afirma nem nega a existência de uma realidade transcendente.

7 sinônimos de laico para 1 sentido da palavra laico: Que não é religioso: 1 leigo, profano, civil, mundano, secular, temporal, laical.

Na sua formação, o Estado brasileiro nada tinha de laico. A Constituição do Império (1824) foi promulgada por Pedro I “em nome da Santíssima Trindade”. O catolicismo era religião oficial e dominante.

O Brasil tornou-se um Estado laico com o Decreto nº 119-A, de 07/01/1890, de autoria de Ruy Barbosa(9). Até o advento do Decreto nº 119-A/1890, havia liberdade de crença no Brasil, mas não havia liberdade de culto.

Manoel Deodoro da Fonseca.

Hoje em dia, parte desses países adota a liberdade religiosa e o secularismo: a Rússia é um país laico; a China garante a liberdade de crença, apesar de permitir apenas um conjunto de religiões registradas; e a Coreia do Norte também permite oficialmente a liberdade religiosa, apesar de que cerca de 64% da população ...

Igreja Católica no Brasil

No século XIX, o catolicismo tornou-se a religião oficial do Brasil e foi formalmente institucionalizado no sistema político e social do país. Embora essa formalidade tenha afrouxado muito, o Brasil tem uma das maiores populações cristãs do mundo. A Igreja Católica no Brasil está dividida em três grandes grupos.

Estado laico ou Estado secular é aquele onde o Estado está completamente separado da religião. Estado religioso ou Estado confessional é aquele em que a religião tem atuação orgânica ou subjetiva no poder administrativo.

Religião dos brasileiros

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%

O Estado laico, secular ou não confessional, deve ser compreendido como aquele que permite, respeita, protege e trata de forma igual todas as religiões, fés e compreensões filosóficas da vida, inclusive a não religião e as posições que negam a existência de quaisquer divindades ou seres sobrenaturais, como o ateísmo.

São exemplos de países que não são laicos as teocracias (como a Arábia Saudita, o Irã e o Vatican o) e os Estados onde há uma religião oficial, de modo que a adesão a outra religião, ou a negação da religião oficial, são puníveis criminalmente.

Ao contrário do que acontece nos Estados laicos ou seculares, o Estado teocrático possui uma religião oficial, sendo proibida qualquer outra manifestação pública ou cultos que não pertençam à doutrina seguida pelo país. O Estado laico, por sua vez, não proíbe e nem oficializa qualquer tipo de manifestação religiosa.

Sem-religião reúne os não-afiliados, ateus, agnósticos, desigrejados.