O que é leitura de fluxo no day trade?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

De maneira resumida, dizemos que o fluxo de ordens no day trade representa o conjunto de movimentos de entrada e saída de capital do mercado financeiro por meio de ofertas de compra e venda.

Quais os melhores indicadores para day trade?

  • Médias móveis. As médias móveis são utilizadas para analisar as movimentações do mercado financeiro. ...
  • MACD. MACD (Moving Average Convergence/Divergence) representa a convergência e divergência de médias móveis. ...
  • VWAP. ...
  • Bandas de Bollinger. ...
  • IFR.

O fluxo de ordens corresponde a uma metodologia de análise do mercado na qual é realizada a leitura da atuação dos grandes players, buscando usá-los como parte de uma estratégia de atuação com bons resultados.

Como discutido anteriormente, a maneira mais simples de realizar uma análise de fluxo de ordens é olhar para o livro de ordens. Uma vez que a análise de fluxo de ordens normalmente ocorre em conjunto com a análise técnica, geralmente podemos ver as informações relevantes ao lado dos candlesticks.

Os grandes players geralmente compram as ações quando todos querem vender e vendem quando todos querem comprar. Com isso, eles visam o longo prazo e retornos financeiros muito lucrativos. Nessa estratégia, quando uma ação está se desvalorizando, os traders sardinha ficam com medo de perder dinheiro e vendem o papel.

Tape Reading é uma técnica em que traders acompanham o fluxo das negociações que acontecem na Bolsa de Valores. Ele é desenvolvido por meio da leitura dos negócios fechados na Bolsa (Times and Trades). Assim, o objetivo é identificar a tendência dos preços no mercado e seguir esse movimento.

O Tape Reading foi uma das primeiras técnicas de análise da Bolsa de Valores (B3) e o seu principal objetivo é acompanhar os fluxos de negociações a partir da leitura de negócios fechados e entender em quais papéis existe um fluxo maior de investimentos.

Por isso, se estiver a fazer day trading com médias móveis, faz sentido usar uma média móvel de 30 períodos num gráfico de 15 minutos. Se for um seguidor de tendências a longo prazo, um swing trader, pode achar que utilizar uma média móvel de 200 períodos seja talvez o mais apropriado.

Bandas de Bollinger

Um dos principais índices de volatilidade são as Bandas de Bollinger, que analisa se o preço do papel está perto ou longe de seu desvio-padrão.

O indicador de Tendência Ichimoku é considerado por muitos swing traders como o melhor indicador de tendência disponível nas plataformas MetaTrader. Experimente por si mesmo para ver se é da mesma opinião! O indicador Ichimoku possui 5 linhas, cada uma das quais produz um sinal em função do tempo.

O Volume at Price mostra o volume de ações negociadas em um nível de preço específico. Normalmente, é utilizado por traders para prever áreas de suporte e resistência.

Basicamente, quem utiliza Price Action toma decisões de compra e venda somente com base no movimento desempenhado pelo preço do ativo, acreditando que qualquer indicador é desnecessário e/ou traz informações atrasadas em relação ao próprio preço do ativo.

O que é Times and Trades? Times and Trades, também chamado de Time and Sales ou histórico de negócios, é uma ferramenta disponível em plataformas de trading que mostra uma exibição detalhada das informações de negociação.

Assim, primeiramente se abre o Times and Trades na aba Saldo. Após, abre-se outro Times and Trades nessa aba, e se clica com o botão esquerda do mouse em Volume Quantidade (circulado em laranja), organizando de modo que os maiores vendidos apareçam no topo.