O que é logística de estoque?

Perguntado por: afelix8 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A logística de estoque é todo o processo de gestão dos produtos que serão vendidos, começando com a compra e armazenamento, seja da matéria-prima ou do produto final. É ela que formula, organiza, implementa e controla o fluxo eficiente de mercadorias para o alcance de melhores resultados.

Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final.

Conheça 3 métodos de controle de estoque e como aplicá-los

  • Curva ABC ou Ótimo de Pareto.
  • Custo Médio.
  • Média Ponderada Móvel (MPM) ou Preço Médio Ponderado.

Os 4 tipos de logística

  • Logística de produção.
  • Logística de distribuição.
  • Logística reversa.
  • Logística de suprimentos.

Os 4 principais tipos de estoque são: 1) Estoque de ciclo; 2) Estoque de segurança; 3) Estoque de trânsito; 4) Estoque sazonal.

Funções primárias da logística

  • transporte;
  • gestão do estoque;
  • processamento de pedidos.

A logística engloba todas as áreas envolvidas no envio de produtos, como por exemplo: embalagem, armazenagem, estoque, gestão de informações, processamento de pedidos, transporte e gestão da cadeia de suprimentos; Os quatro tipos de logística são: de suprimentos, reversa, de produção e de distribuição.

A logística, em linhas gerais, é responsável por monitorar todo o fluxo de transporte de produtos e as informações relacionadas (pedidos, quantidade, estoque, etc.), oferecendo as melhores soluções para que a mercadoria chegue ao seu destino com rapidez e o menor custo.

Em uma indústria podem existir pelo menos 4 tipos de estoque operacional, sendo eles: estoque de segurança, estoque de fluxo, estoque de ciclo e estoque sazonal.

Uma pessoa estoquista é responsável por fazer a gestão do estoque, receber mercadorias e saber onde está cada tipo de produto. Esse profissional deve organizar os produtos e separá-los por categorias para facilitar na hora de encontrá-los.

O conceito de estoque consiste nos produtos que estão sob a gestão de uma empresa. Esses produtos podem ser produtos já acabados ou inacabados (como insumos e peças que serão usados para fabricar produtos), podendo servir para a venda aos clientes ou para os processos internos da companhia.

Melhores ferramentas para gestão de estoque
Gerenciamento Just-in-time – sistema de “estoque zero”; Dropshipping – o fabricante ou atacadista envia o produto diretamente para o cliente final; PEPS – o primeiro produto a entrar será o primeiro produto a sair; UEPS – o último produto a entrar será o primeiro a sair.

Os 4 pilares do Controle de Estoque eficaz

  1. A quantidade certa. Estocar a quantidade certa de mercadoria é muito importante. ...
  2. O preço certo. Obviamente, você sempre quer comprar mercadorias ao preço mais baixo possível, mas isso nem sempre é o melhor a ser feito para seu controle de estoque. ...
  3. No tempo certo.

Como tornar a gestão de estoque mais eficiente?

  1. Crie padrões e regras para organizar o estoque. ...
  2. Defina processos e responsabilidades. ...
  3. Desenhe o fluxo de entrada e saída. ...
  4. Controle com rigidez. ...
  5. Defina datas e períodos para compras. ...
  6. Defina volume mínimo e máximo para cada produto. ...
  7. Mantenha operação e controle constantes.

Inventário de estoque é uma listagem completa de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. Esse inventário identifica, classifica e determina o valor de cada produto.